02/04/2022 às 20h13min - Atualizada em 01/04/2022 às 11h50min

Estudantes realizam protesto pelo aumento de salário dos professores e por melhorias em colégios de Maricá

- leisecamarica.com.br

Diversos estudantes de escolas municipais e estaduais se reuniram para realizar uma passeata  na manhã desta sexta-feira, 01, no Centro de Maricá. 


De acordo com informações, os estudantes protestaram em prol de um aumento salarial para os professores, além de pedirem melhorias na estrutura de algumas escolas, que segundo eles, estão com o teto caindo, sem ventiladores e sem ar condicionado. 


A concentração começou às 9h, no Esporte Clube Maricá e, logo após, o grupo seguiu pelas ruas do Centro, paralisando o trânsito, que ficou totalmente congestionado, já que ruas movimentadas da cidade, como a Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, tiveram que ser fechadas. 


Após diversos comentários nas redes sociais, o Conselho Tutelar se pronunciou através de uma nota de esclarecimento: 


“O Conselho Tutelar de Maricá-CTI vem, por meio desta nota, se posicionar contra todo e qualquer  comentário infundado que tente desqualificar ou colocar em dúvida a atuação deste relevante órgão, como os que foram expostos nas grandes mídias após o último congresso realizado pela União Maricaense dos Estudantes (UMES) e pela Secretaria Municipal de Educação de Maricá.


Esclarecemos que o Conselho Tutelar tem por objetivo zelar pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes, conforme preconiza o Art. 131 do ECA, e devemos deixar claro que, trabalhamos através de denúncias e que todos os casos que chegam ao conhecimento desta instituição são devidamente acompanhados e, dentro do rol de atribuições, são tomadas as providências cabíveis, assim como são encaminhados as autoridades, Ministério Público e Judiciário os casos de suas competências. 


Salientamos também que, muito nos preocupa esse tipo de ataque a este órgão que tem grande relevância, dentre os órgãos que compõem o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, que é o Conselho Tutelar, pois a atuação do órgão sempre priorizou caminhar junto com a sociedade, somando esforços na direção de tentar sanar as possíveis violações de direitos as quais são expostas nossas crianças e adolescentes. 


Assim esclarecemos que o Conselho Tutelar nunca se eximiu de qualquer medida pertinente a ser aplicada, estando sempre atuante, porém com fulcro nas atribuições que lhe cabem, sendo estas, as preconizadas pelo Art. 136 do mesmo Estatuto (Lei 8069/90). 


Com isso, convidamos aos senhores internautas para que façam a leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente, com atenção especial aos artigos supracitados, para que assim possam não só fazer seus comentários baseados em conhecimento como também exercer direitos com eficácia.  


Sem mais para o momento, Gratos! - Colegiado do Conselho Tutelar 1 de Maricá.”


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp