07/04/2022 às 22h26min - Atualizada em 07/04/2022 às 18h15min

Escritora de Maricá vem se destacando no meio literário e representará a cidade na Feira Literária Internacional de Paraty - FLIP prevista para julho de 2022

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br

 

 

A Orientadora Educacional Alexandra da Costa Figueira, da rede municipal de ensino de Maricá, lotada e atuante há 16 anos na referida função na Escola Municipal Alfredo Nicolau da Silva Júnior, no bairro do Marquês, vem se destacando no meio literário. 

 

A escritora que possui o seu Registro Oficial de número 0656 pela Academia Internacional de Literatura Brasileira em Nova York (Focus Brasil/NY), concorreu ao Concurso Literário pelo SELO OFF FLIP - Feira Literária Internacional de Paraty no ano de 2021 e teve dois trabalhos literários classificados para integrar as coletâneas de Crônicas e de Contos. 

 

A escritora Alexandra Figueira representará a cidade de Maricá e leva para o município de Paraty um conto e uma crônica sobre aspectos e peculiaridades da história oral de uma localidade situada no bairro de Inoã. A crônica selecionada pela curadoria do concurso tem como título: “A Fazenda dos Posseiros”. Ao todo foram 618 crônicas inscritas e desse total, 496 foram selecionadas para integrar a coletânea de Crônicas. 

 

Quanto ao conto da autora, também selecionado, têm como título: “Entre contos, causos e narrativas: histórias de moradores do Risca-Faca”. Ao todo, foram 1015 contos concorrentes e desse total, 691 foram selecionados para compor a coletânea de Contos. 


A autora também possui outros textos publicados entre os anos de 2020, 2021 e 2022 de diferentes gêneros: textos literários e artigos técnicos acadêmicos científicos. 

 

A autora é residente à cidade de Maricá há 47 anos. Além de Orientadora Educacional e escritora, é Professora, Pedagoga, especialista em Gestão e Planejamento Educacional, Psicanalista, Analista Didata e no momento, está cursando Mestrado em Psicanálise Clínica pelo Instituto/Faculdade Gaio – SP, bem como, cursando a especialização: “Os Contos de Fadas na Psicanálise” pela Faculdade Integradas de Minas Gerais/FACIMIG - MG. 

 

A escritora concedeu entrevista para o Site Ninho Digital – Portugal, matéria e entrevista para a Revista Divulga Escritor Ninho Digital – Portugal. Recentemente participou do canal do You Tube da entrevistadora e escritora cearense Vicky F. Moravia, tendo sua entrevista a mais acessada e visualizada no referido canal até o momento, bem como, participou da live de lançamento em janeiro do ano de 2021 do livro Covid-19: Desafios para a Educação em Tempos de Pandemia pela Editora Proverbo, livro este o qual tem sua narrativa publicada intitulada: “Memórias Afetivas em Tempos de Pandemia: o fazer da Orientação Educacional pelos meios remotos com docentes, alunos e os responsáveis destes.” 

 

A mesma narrativa foi utilizada como um dos objetos de estudo para o grupo de pesquisa “Café com Currículo” da UERJ no ano de 2020. A autora está inscrita para concorrer ao Prêmio Literário Melhores do Ano 2021 pela Editora Letras Virtuais nas seguintes categorias: Escritora Revelação, Melhor Poesia, Melhor Conto ou Crônica e segue publicando seus textos em diferentes editoras. 

 

Caro leitor, você pode contribuir para que a autora Alexandra da Costa Figueira conquiste o Prêmio Literário pela Editora Letras Virtuais com o seu voto. O prazo para votação vai até o dia 12 de abril do ano em curso. Segue o link para acesso a página da Editora Letras Virtuais e votação: https://linktr.ee/LetrasVirtuais


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp