11/04/2022 às 21h23min - Atualizada em 11/04/2022 às 21h20min

Dupla maricaense ganha competição de adestramento com cães no Rio de Janeiro

A competição aconteceu no último sábado (09).

Thayná Silva - leisecamarica.com.br

A dupla maricaense formada pelo cão Lex do Sadonana e Fabiano Novaes, se destacou e garantiu um lugar no pódio durante uma prova de adestramento realizada neste sábado, 09, no Rio de Janeiro. 

As competições caninas são extremamente divertidas e interessantes, tanto para quem assiste como para quem participa delas. Na ocasião, o exame de foi realizado em duas sessões, onde a dupla maricaense se destacou, mostrando sintonia e levou a melhor. 

Na primeira etapa da competição, foram avaliados os exercícios de adestramento, onde todas as duplas realizam cinco tipos de exercícios. Entre eles, o adestrador deve mostrar controle e o cão alegria, precisando executar os exercícios de andar junto com e sem guia, sentar, deitar e atender o chamado do condutor.


Já na segunda fase, o cão é submetido a situações que são comuns no dia a dia, como um passeio onde o cão deve trafegar por uma via onde deverá passar por pessoas andando e correndo, passar por outro cão, por bicicleta e veículos. Durante essa prova, os cães são avaliados para saber ser estão aptos para o convívio social. 


O adestrador Fabiano Novaes, já trabalhou no BAC e atualmente ocupa o cargo de coordenador de proteção animal de Maricá, e se disse muito satisfeito com o resultado da competição.  Segundo ele, o destaque no campeonato é resultado de investimento de tempo, recursos e muito trabalho ao longo de 20 anos. Ainda de acordo com o coordenador, o bem-estar dos animais é muito complexo e precisa de ações firme no sentido de mudança da cultura popular e, por isso, defende o diálogo e nivelamento de conhecimentos e ações conjuntas envolvendo veterinários, protetores, criadores, adestradores e todos aqueles que simpatizam com a causa animal. 


A prova foi realizada pelo tradicional clube BKC, que foi fundado em 1922. Durante a competição no final de semana, participaram da prova vinte duplas e a dupla maricaense se destacou e obteve a segunda melhor nota do evento, ficando apenas um ponto atrás do cão do BAC, (Batalhão de operação com cães). 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp