12/04/2022 às 16h46min - Atualizada em 12/04/2022 às 16h42min

Pais e responsáveis voltam a denunciar superlotação em pediatria do Hospital de Maricá

Em nota, a Prefeitura de Maricá se pronunciou sobre o caso.

Thayná Silva - leisecamarica.com.br

Moradores entraram em contato com a nossa equipe na tarde desta terça-feira, 12, para denunciar mais uma vez sobre a superlotação que acontece na pediatria do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro de Maricá. 


De acordo com informações, dezenas de crianças aguardavam o atendimento no local desde às 16 horas, desta segunda-feira, 11, e por volta de meia-noite desta terça-feira, 12, muitos pais ainda esperavam na unidade para que deus filhos pudessem ser atendidos.  


Ainda segundo uma responsável, muitas crianças estão com os mesmos sintomas e não pode ter apenas um médico pediatra por plantão. 


"Na sexta-feira, levei meu neto e a pediatra falou que muitas crianças estão aparecendo com o mesmo sintoma. Se está tendo um "surto" como pode ter apenas um pediatra atendendo?" disse uma avó preocupada. 


Após tantas mensagens por parte da população, nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura de Maricá, que em nota nos informou que conta com uma equipe completa 24 horas por dia e que prioriza os casos mais graves.

''A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, conta com equipe completa 24 horas por dia, com três pediatras e um neonatologista por plantão, atendendo de 1.500 a 2.000 crianças por mês, sendo cerca de 30% da demanda são de pacientes de municípios vizinhos. O tempo de espera varia de acordo com a classificação de risco que prioriza os casos mais graves''. 

Ainda de acordo com a nota que nos foi enviada, a Prefeitura complementa dizendo que em dias de grande demanda, a espera pode ser maior para os pacientes classificados como não urgentes e completa informando que um novo complexo exclusivo para atendimento pediátrico está sendo construído no hospital. 


''Os pacientes são constantemente reavaliados pela enfermagem enquanto aguardam pelo atendimento médico, seguindo protocolo e metodologia orientada pelo Ministério da Saúde. Em dias de grande demanda, a espera pode ser maior para os pacientes classificados como não urgentes, que também podem procurar as Unidades de Saúde da Família para atendimento.

A Secretaria de Saúde informa ainda que um novo complexo exclusivo para o atendimento pediátrico está sendo construído no hospital. O local vai contar com dois consultórios e terá capacidade para 30 leitos, entre enfermaria, isolamento e trauma. A previsão de início dos atendimentos é no segundo semestre de 2022''.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp