19/04/2022 às 14h39min - Atualizada em 19/04/2022 às 14h38min

Saquarema será a primeira cidade do continente americano a receber o campeão mundial de paramotor

Mais de 100 atletas de vários países e suas equipes estarão na cidade para competir.

Thayná Silva - leisecamarica.com.br

Mais de 100 atletas de vários países e suas equipes estarão na cidade gerando um turismo qualificado. Confira a programação. 

 

Que Saquarema é a cidade do surf e do vôlei, todo mundo já sabe. Mas, agora, um outro evento esportivo chega para fincar bandeira no município. De 20 a 30 de abril, será a vez do 11° Campeonato Mundial de Paramotor Clássico FAI ser realizado na cidade, com a participação de mais de 100 atletas. 


O evento 


O céu de Saquarema ficará ainda mais bonito. Pilotos de países como o Brasil, França, Tailândia, Itália, Japão, Índia, Qatar, Espanha, Portugal, Bélgica, Inglaterra, República Tcheca, Estados Unidos e outros, estarão competindo na cidade, marcando a estreia do continente americano como sede de um mundial da modalidade. 

 

Para esta edição, a Confederação Brasileira de Paramotor - CBPM escolheu Saquarema para ser sede do evento. “A infraestrutura da cidade atrai pilotos de todo o Brasil ao longo do ano. O clima ajuda, a atmosfera da cidade é ótima, a população curte muito os esportes e queremos mostrar tudo isso para os atletas do mundo todo”, destaca Lula Laghi, Presidente da CBPM e integrante da organização do evento. 


A programação


Dia 20 de abril - Registro oficial: 08h às 16h. Briefing de segurança obrigatório: 16h até a conclusão. 21 de abril - Primeira reunião de líderes de equipe - 08h às 10h. Treinamento oficial - 11h até o pôr do Sol. 22 de abril - Treinamento oficial - 07h às 14h. Abertura de voo em formação -15:30h (Aeroporto local). Cerimônia/desfile de abertura - 16h (Ilha da Igreja). 23 a 30 de abril - Dias de voo da competição. 30 de abril - Entrega de prêmios e cerimônia de encerramento. As datas e horários estão sujeitos a mudanças e estas serão postadas no website e mural da Confederação Brasileira de Paramotor.

 

O que é o Paramotor?

 

O Paramotor é uma modalidade esportiva composta de um parapente com motor e hélice, que dá propulsão, propiciando a decolagem de qualquer local, diferente do voo livre que, normalmente, depende de um morro para decolar. A programação WPC 2022 será dividida em três dias de treinamento para os pilotos reconhecerem a área e ajustarem seus equipamentos e, posteriormente, sete dias de competição que serão iniciadas ao amanhecer e encerradas ao pôr do sol. Os pilotos competem em provas de economia, navegação e precisão em busca de seus títulos. 

 

Movimentação econômica

 

Além do piloto, técnicos, mecânicos e ajudantes compõem a equipe de cada participante. As mais de 500 pessoas envolvidas direta e indiretamente na organização, além do público que acompanha as competições, prometem movimentar a economia da região ao longo do evento.

 

De acordo com a prefeita Manoela Peres, Saquarema está se projetando como um importante polo turístico e esportivo, atraindo competições de diversas modalidades. “Este tipo de turismo é diferenciado, é qualificado e traz muito retorno à cidade e ao trade turístico. As expectativas são as melhores, tendo por base as etapas do Mundial de Surf e do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, afinal, há um fomento na economia, no turismo, na geração de empregos e na visibilidade que a cidade ganha com a transmissão dos campeonatos em diversos canais de TV e internet em todo o mundo”, destaca.


Voar é divino


O número de novos adeptos do Paramotor cresce extraordinariamente em Saquarema, segundo os especialistas do ramo. “Para nós que praticamos o esporte na cidade há mais de dez anos, é incrível ver esse aumento na procura por voos. Os números são impressionantes. A busca pelo esporte cresce cerca de 80% por ano na cidade. Recebemos visitantes de diversos cantos do país em busca de adrenalina e segurança em voos especiais”, revela Marcio Billu, instrutor de Paramotor e Voo Livre da Escola de Paramotors. 


Exemplo disso é Glenda Cochran, 50 anos, atualmente moradora do Texas, nos Estados Unidos. Através de um post no Instagram, ela conheceu o esporte e entrou em contato com o instrutor Marcio Billu. “Eu fiquei surpresa em descobrir que voar é muito seguro quando é praticado dentro das regras e ensinado por pessoas capacitadas”. Ela fez um curso intensivo de quinze dias para aprender as técnicas do Paramotor e não imaginava que em tão pouco tempo já estaria voando. “Cada vez que eu voo, é como a primeira vez. É uma sensação de liberdade, leveza, paz, sem contar a contemplação privilegiada da natureza. Voar é divino e tenho orgulho de dizer que Saquarema é o meu berço do Paramotor e um lugar de uma maravilha esplêndida, com um cenário extraordinário.” 


O 11° Campeonato Mundial de Paramotor Clássico (FAI 11th FAI WPC2022) é uma realização da Confederação Brasileira de Paramotor com patrocínio da Prefeitura de Saquarema, Sol Paragliders e Vittorazi.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp