25/04/2022 às 15h36min - Atualizada em 25/04/2022 às 15h30min

Representantes da categoria dos Guardas Municipais emitem nota de repúdio após caso em Maricá

- leisecamarica.com.br
Após a prisão por porte ilegal de arma do guarda municipal Sandro Debetio na tarde do último sábado, 23, na Orla de Itaipuaçu. 
 
O caso repercutiu em todo o país, onde o Guarda Municipal de Maricá recebeu apoio de diversos representantes da categoria. Em um desses apoios, houve uma nota de repúdio por parte do Conselho Nacional das Guardas Municipais, onde em carta o conselho rejeita a atitude da Corregedora responsável, da prisão e condução a delegacia do guarda municipal. 
 
"Repudiamos totalmente atos deste tipo, os quais devem ser adotados as providências pelas autoridades constituídas, quanto a legalidade e competência do ato para diligências desta amplitude, por agentes em exercício de cargos administrativos, sem a devida ordem da autoridade competente."
 
Além disso, nas redes sociais diversos amigos da categoria apoiaram o Guarda Municipal. 
 
"Debetio meu amigo de anos, onde tive a honra de trabalhar e até hoje convivo com ele. Estou contigo sempre! (...) O que fizeram contigo foi uma covardia!" disse André Luiz. 
 
"(...) Fomos pegos de surpresa por uma notícia completamente constrangedora (...), nós repudiamos a atitude desta servidora, que como Corregedora deveria agir nas defesas administrativas, apurando, coibindo e corrigindo os atos ilícitos da sua corporação e não agindo desta maneira..." , disse Pablo Silva, presidente da Guarda Civil de Araruama e Região do Lagos.
 
Além disso, Debetio teve apoio do suplente de deputado estadual Eduardo Cabral e pelo Deputado Federal Jones Moura (PSD - Egresso da Guarda Municipal), que atuaram na defesa do farda-azul marinho, e que defende os guardas em todo o estado e país. 
 
Vale lembrar que segundo a Lei 13022/14, Art. 16. diz que os guardas municipais são autorizados o porte de arma de fogo, conforme previsto em lei.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp