02/07/2013 às 10h11min - Atualizada em 02/07/2013 às 10h11min

Corpo de Bombeiros ensina população como agir diante de incêndios

Semana de Prevenção será realizada até a próxima sexta, em toda a corporação

Ensinamentos teóricos e práticos sobre como prevenir e o que fazer em casos de incêndios marcaram esta segunda-feira (1/7) como o primeiro dia da tradicional Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Com atividades até a próxima sexta-feira (5/7), em todas as unidades da corporação, o evento é também uma forma de estreitar os laços dos bombeiros com a população, especialmente estudantes, porteiros de prédios e funcionários de empresas próximas de cada quartel.

O evento acontece todo ano, desde 1954, sempre na semana do aniversário da corporação, que completa 157 anos nesta terça-feira (2/7). O Quartel do Méier, que oferece 50 vagas, é um dos que tem maior movimento e tem como ponto alto as simulações de incêndio e as instruções sobre desocupação de edificações. De acordo com o comandante da unidade, tenente-coronel Demétrio Saldanha, o objetivo principal é mobilizar a população para a redução dos riscos a incêndios e a proteção comunitária como um todo.

– O que se ouve entre os participantes são só elogios. No fim da semana, todos os alunos vão receber um certificado de participação – afirmou o comandante.

Nas aulas práticas, realizadas geralmente no pátio de cada quartel ou destacamento, as pessoas têm contato com o fogo e o manuseio de mangueiras e extintores de incêndio. As unidades especializadas, como o Grupamento de Busca e Salvamento, o Grupamento de Socorro Florestal ou o Grupamento de Operações com Produtos Perigosos, acrescentam ao conteúdo de suas áreas de atuação às aulas teóricas e práticas.

No Primeiro Grupamento de Socorro Florestal, por exemplo, o foco será as informações sobre cuidados na hora de praticar caminhadas e trilhas em florestas e nos perigos da prática de soltar balões.

– Todas as nossas unidades operacionais trabalham oferecendo aos inscritos palestras e atividades práticas que irão fortalecer a autoproteção de cada comunidade – explicou o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões.

Treinamento ajuda a salvar vidas- Técnica de Segurança de uma rede de supermercados há 5 anos, Nathália Raphaele Rodrigues, de 27 anos, está participando da Semana de Prevenção pela segunda vez. Responsável por ministrar um curso anual de combate a incêndios para cerca de 50 funcionários, ela já utilizou o que aprendeu na própria casa, quando um botijão de gás pegou fogo.

– Todo mundo se apavorou, mas eu consegui me lembrar do treinamento dos bombeiros e apaguei o fogo. O treinamento prático traz várias situações que podemos viver, é muito bacana – disse Nathália.

Já, o coordenador de eventos de um supermercado localizado próximo à Linha Amarela, Orlando Ramos, está participando do curso pela primeira vez. Brigadista e presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na empresa, ele já ajudou a apagar um pequeno incêndio no local de trabalho.

– Este curso dos Bombeiros é bem mais abrangente e técnico do que os que já fizeram. Será essencial para minha vida profissional – afirmou Orlando.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp