03/07/2022 às 10h58min - Atualizada em 03/07/2022 às 10h56min

Dia de São Pedro é celebrado com procissões em Maricá

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br


Os fiéis da igreja católica celebraram o Dia de São Pedro na manhã deste sábado, 02, com procissões nas lagoas de Ponta Negra e Zacarias. O dia do santo é tradicionalmente comemorado no dia 29 de junho, mas como caiu em uma terça-feira, a homenagem aconteceu no final de semana. 


Em Ponta Negra, a imagem do santo foi levada para uma capela em um barco pelo canal, sendo seguida por cerca de 15 embarcações. Os fiéis puderam acompanhar a procissão do lado de fora da água, enchendo as ruas no entorno e celebrando a data. 


Já em Zacarias, cerca de 20 embarcações e motos aquáticas percorreram a lagoa do bairro com a imagem do santo até uma pequena capela no meio da lagoa, onde foi realizada uma oração e escultura sacra foi colocada.


“Uma festa que ao longo dos anos integra a fé e devoção à São Pedro e a cultura dos bairros que vive da atividade de subsistência e renda, que é a pesca”, disse a coordenadora de Assuntos Religiosos, Danieli Machado.


Devoto de São Pedro e um dos pescadores mais antigos da região de Ponta Negra, Isaías Geremias dos Santos, de 95 anos, participou de mais uma festa de São Pedro. 


“A festa de São Pedro é uma tradição do nosso lugar e eu faço parte dessa história desde que aconteceu a primeira festa de São Pedro em Ponta Negra. Isso é uma dádiva poder estar presente”, contou.


Importância de São Pedro para o catolicismo


O São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. Os católicos consideram Pedro como o primeiro bispo de Roma, sendo por isso o primeiro papa da igreja católica.


De origem humilde, o santo é considerado o protetor das viúvas e dos pescadores e, segundo a tradição católica, porteiro do reino dos céus, além de lhe ser atribuída à responsabilidade de fazer chover.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp