13/09/2022 às 17h34min - Atualizada em 13/09/2022 às 17h34min

Lobo-guará ameaçado de extinção é visto em fazenda de Maricá

- 1


Um lobo-guará ameaçado de extinção foi visto no último domingo, 11, circulando em uma fazenda de criação de ovelhas e vacas no bairro de Cassorotiba, em Maricá. 


O animal foi visto pelo produtor rural João Marcelo Nahoum, de 47 anos, que gravou um vídeo a uma distância estimada de cerca de 50 metros, mostrando o animal caçando e se alimentando de pequenas aves, em uma área de mata da propriedade particular. 


“Visita inesperada! Há meses tenho percebido um comportamento diferente nas ovelhas e os cães sempre latindo e junto do rebanho. Sabia da presença de um predador de grande porte. Todos falavam da onça-parda, que voltou a habitar na região, mas pelo visto, o guará tá na área também”, disse o trabalhador. 


Com o flagrante, a Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá incluiu a região no Programa de Monitoramento da Fauna do município e passará a acompanhar o animal por câmeras, assim como já ocorre com a onça parda, cachorros do mato e quatis, que já foram vistos em áreas de preservação ambiental da cidade.


 


O subsecretário de Cidade Sustentável de Maricá, Guilherme Motta, informou que o mamífero se alimenta de pequenos animais, como roedores e aves, e não tem o hábito de atacar ovelhas e vacas. Além disso, o secretario ainda afirmou que essa é a primeira vez em que um lobo-guará é visto em uma zona costeira da Região Metropolitana, que inclui os municípios do Rio de Janeiro, Niterói e Maricá.


“Estamos colhendo os frutos do trabalho de monitoramento e preservação das unidades ambientais de Maricá. Primeiro, tivemos o flagrante da onça-parda, e agora, o lobo-guará. Isso valoriza o ecossistema do município”, afirmou Guilherme.


O pesquisador de mamíferos do Programa de Monitoramento da Fauna de Maricá, Izar Aximoff, disse que não existe registro de ataque do lobo-guará em humanos, mas que as pessoas devem evitar aproximação e também não devem alimentar os animais.


“Vamos monitorar a região com câmeras para saber se tem alimentos suficientes ou se tem outros animais da espécie. Estamos monitorando os registros dessa espécie no estado do Rio desde 2014. É o maior canídeo das Américas e é uma felicidade muito grande ele ter aparecido em Maricá”, disse o pesquisador.


Tags »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp