14/09/2022 às 21h55min - Atualizada em 14/09/2022 às 21h53min

Lobo-guará é visto circulando em Condomínio de Maricá

O flagra foi feito por câmeras de segurança do local.

- leisecamarica.com.br
Um lobo-guará ameaçado de extinção foi visto na noite desta quarta-feira, 14, dando um  passeio no Condomínio Green Park II, em Maricá. 


De acordo com as informações, o animal foi flagrado pelas câmeras de segurança do local dando uma volta na região. 


Essa não é a primeira vez que o animal é flagrado circulando pela cidade. No último domingo, 11, o lobo-guará foi visto dando uma volta no meio de uma criação de ovelhas e vacas no bairro de Cassorotiba, em Maricá.


Na ocasião, a visita inesperada despertou a curiosidade da população e fez com que a Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá, viesse a incluir a região onde o animal foi visto no Programa de Monitoramento da Fauna do município, onde passará a acompanhar o animal por câmeras, assim como já ocorre com a onça parda, cachorros do mato e quatis, que já foram vistos em áreas de preservação ambiental da cidade.


Lobo-guará não é uma ameaça para a população


O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), de acordo com avaliação do Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é considerado um animal que vive em situação vulnerável para extinção. Ele se alimenta de pequenos animais, como roedores e tatus, além de frutos variados do Cerrado, e conta com uma população total estimada em mais de 23 mil animais, sendo 21 mil no Brasil. É justamente no país onde há a maior população, que o animal corre o risco de desaparecer. Existem registros da presença do lobo-guará no Paraguai, Argentina e Bolívia



 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp