23/09/2022 às 12h33min - Atualizada em 23/09/2022 às 12h33min

Somar faz troca de palmeiras por coqueiros na orla de Itaipuaçu

 

Uma equipe da Autarquia de Serviços de Obras (Somar) realizou o plantio de novas árvores na tarde desta quinta-feira, 22, na orla de Itaipuaçu, em Maricá.

 

De acordo com informações, os funcionários da pasta retiraram as 38 palmeiras da espécie Roystonea Oleracea que estavam plantadas ao longo de todo o calçadão e colocaram os coqueiros da espécie Cocus Nucifera.

 

A troca - que não teve custos extras para o município, já que estava dentro do contrato de manutenção e garantia - foi feita porque as palmeiras utilizadas não se adaptaram ao ambiente praiano e acabaram sofrendo diversos danos e, inclusive, quedas. 



O responsável pelos parques e jardins da Somar, Francisco Lameira, conversou com a equipe do LSM para explicar a troca e afirmou que os coqueiros serão plantandos em toda a extensão da orla, conforme as obras forem avançando. 

 

“Estamos vendo a questão de adaptação, porque a orla é muito agressiva as plantas, por causa de maresia, vento forte, então isso prejudica. O coqueiro é a planta ideal para ser plantada em orla, então as palmeiras foram retiradas porque deram problemas e tão sendo substituídas”, disse.

 

“A especificação vegetal anterior buscou atender a proposta de urbanização para a orla de Itaipuaçu. Contudo, a espécie amplamente utilizada e adaptada para a realização de plantio em orlas, não obteve êxito no local. Optou-se em realizar a substituição pela espécie Cocus Nucifera, atendendo a proposta supracitada”, esclareceu a comissão de paisagismo e engenharia agrônoma da Somar. 

 

“Não houve custo ao erário público com o plantio, manutenção e remoção da espécie Roystonea Oleracea e o plantio realizado nesse momento, está contemplado sob o contrato de manutenção e garantia”, concluiu.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp