26/12/2022 às 10h22min - Atualizada em 26/12/2022 às 10h22min

Cachorro morre após caso de raiva canina em Maricá

J. T.
Foto: Internet


A Secretaria de Estado de Saúde confirmou um caso de raiva canina na cidade de Maricá durante a última semana. O cachorro, que infelizmente não resistiu, teria engolido um morcego. 


De acordo com informações, o cachorro teve contato com o morcego no dia 6 de dezembro e começou a demonstrar os sintomas três dias depois. No dia 14, o cão foi levado para uma clínica da região e morreu no dia 15. 


No dia da morte do animal, a Vigilância em Saúde de Maricá foi comunicada sobre o caso e deu início a investigação laboratorial, confirmando o caso no dia 16, com diagnóstico feito pelo Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman.


Felizmente, o cachorro era doméstico e não teve contato com outros animais, portanto um episódio isolado. Apesar disso, vigilância realizou ações de bloqueio recomendadas pelo Ministério da Saúde e vacinou cães e gatos próximos ao endereço do animal raivoso. 


Embora o ciclo da raiva urbana, mantido pelos cães, tenha sido eliminado no Brasil, casos esporádicos da doença em animais podem ocorrer, porque a raiva em animais silvestres, principalmente em morcegos, persiste em nosso meio.


Sintomas da raiva canina 

- Excitação 
- Agressividade
- Medo
- Ansiedade
- Depressão
- Demência
- Dificuldade de engolir 
- Salivação 
- Paralisia
- Falta de coordenação nos membros 

No caso de seu animal apresentar algum dos sintomas, acione um médico veterinário imediatamente, o afaste de outros animais e até mesmo das pessoas. 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp