06/08/2013 às 23h01min - Atualizada em 06/08/2013 às 23h01min

Sem Sérgio Cabral e Quaquá, 'Pacto pelo Saneamento' é lançado em Maricá

[caption id="attachment_17708" align="alignleft" width="300"]
Um grande público compareceu ao lançamento.

Um grande público compareceu ao lançamento.

Um grande público compareceu ao lançamento realizando no Paladon, no Flamengo.[/caption]

Nesta terça-feira (06) sem a presença do Governador Sérgio Cabral e do Prefeito Washington Quaquá (PT) foi lançado em Maricá, o 'Pacto pela Saneamento'.

Mais de 48 mil moradores da região central de Maricá, na Região Metropolitana, serão beneficiados com obras de esgotamento sanitário. As intervenções incluem a implantação de 103 quilômetros de rede coletora de esgoto, de 11.700 ligações domiciliares e a construção de oito elevatórias, um emissário submarino, com quatro quilômetros de extensão, e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), capaz de tratar 100 litros de esgoto por segundo.

Na primeira etapa das obras, que contempla o 1º distrito da cidade, serão investidos R$ 60 milhões, com recursos do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), complementado pelo Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano). A segunda etapa do projeto, que contará com um montante de R$ 33 milhões, já está em fase de licitação e será expandida para todo o centro da cidade. A terceira e quarta etapas irão atender aos distritos de São José de Imbassaí e Inoã.

De acordo com o secretário do Ambiente, Carlos Minc, o projeto aumentará em mais de 90% o percentual de esgoto tratado na região. A conclusão das obras está prevista para o fim do ano que vem.

– O conjunto de rede, estação, elevatória e emissário constitui um padrão de primeiro mundo. Maricá vai atrair um grande número de pessoas por conta do Arco Metropolitano e do Comperj – explicou o secretário.

Para o ambientalista Tiago de Paula, as obras são fundamentais para a região.

– A lagoa de Maricá, o maior símbolo da cidade tanto para os pescadores quanto para o turismo, será favorecida. Nos últimos anos, a população saltou de 70 mil para 120 mil, sem que o saneamento básico fosse contemplado – afirmou Tiago.

Presidente da associação de moradores da localidade de Araçatiba, Hélio Marcos comemora as intervenções.

– As obras vão favorecer o desenvolvimento local. Nossa lagoa é a princesinha de Maricá – disse Hélio.

Faltosos- Quaquá e Sérgio Cabral não compareceram ao lançamento. Segundo informações, Quaquá estaria em Brasilía. Sergio Cabral ao saber da notícia resolveu adiar a vinda à Maricá e um novo encontro será marcado já no canteiro das obras de saneamento nos bairros.

Ainda de acordo com informações, o Governador teria sobrevoado Maricá nesta tarde, porém, o mau tempo por volta das 17 horas impossibilitou o pouso da aeronave no Campo do Esporte Clube Maricá, onde um grande aparato havia sido montado para receber Sérgio Cabral.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp