07/08/2013 às 19h25min - Atualizada em 07/08/2013 às 19h25min

Maricá: Base do SAMU é aprovada por representantes do Ministério da Saúde

[caption id="attachment_17773" align="alignleft" width="300"]
Autoridades presentes juntamente com os representantes do Ministério da Saúde e Socorristas do SAMU de Maricá. (Foto :: Romário Barros | Lei Seca Maricá)

Autoridades presentes juntamente com os representantes do Ministério da Saúde e Socorristas do SAMU de Maricá. (Foto :: Romário Barros | Lei Seca Maricá)

Autoridades presentes juntamente com os representantes do Ministério da Saúde e Socorristas do SAMU de Maricá. (Foto :: Romário Barros | Lei Seca Maricá)[/caption]

REPORTAGEM :: ROMÁRIO BARROS - Representantes do Ministério da saúde estiveram nesta quarta-feira (07) visitando a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Maricá que passou recentemente por uma reforma estrutural determinada pelo Governo Federal para a padronização dos serviços.

A base foi aprovada pelos representantes do Ministério da Saúde que disseram estar muito satisfeitos com a obra que foi realizada. "A base da SAMU de Maricá foi aprovada. Foi totalmente reformada e em breve será repassada uma nova verba para melhorar ainda mais os serviços." Disse a representante do Ministério.

A reforma durou cerca de três meses e a base está totalmente dentro dos padrões, segundo os avaliadores do Ministério. "Fizemos aqui uma grande reforma e quem vai ganhar em breve é o município. A reestruturação passou pela adequação burocrática junto ao Ministério da Saúde onde, após a avaliação da base e dos equipamentos realizadas hoje poderemos ganhar uma nova ambulância em breve." Disse o Vereador Chiquinho (PT).

Atualmente, a equipe conta com médicos, enfermeiros, socorristas, técnicos em enfermagem, equipe administrativa, entre outros funcionários, que mantêm a qualidade do atendimento oferecido pelo SAMU na região.

Através do número 192, a população tem acesso a informações de saúde (especialidades médicas e serviços de saúde disponíveis na rede municipal) e à assistência da unidade móvel.

Em qualquer lugar- O objetivo do Samu é realizar o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar, como casas, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento. A população faz a ligação gratuita, pelo telefone 192, e técnicos na central identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

[caption id="attachment_17776" align="aligncenter" width="800"]
Base da SAMU de Maricá. (Foto :: Romário Barros | Lei Seca Maricá)

Base da SAMU de Maricá. (Foto :: Romário Barros | Lei Seca Maricá)

Base da SAMU de Maricá. (Foto :: Romário Barros | Lei Seca Maricá)[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp