15/03/2023 às 17h28min - Atualizada em 15/03/2023 às 17h27min

Conta de luz vai ficar mais cara em Maricá a partir de abril

Os maricaenses podem esperar por um reajuste de 3,28% nas contas.

M.A - leisecamarica.com.br
Foto/Reprodução: Internet



A conta de luz ficará mais cara em Maricá a partir do mês de abril. A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 14, um reajuste de 3,28% na tarifa de energia cobrada dos consumidores da Enel RJ.


Os novos índices tarifários entram em vigor a partir desta quarta-feira (15) e o percentual de 3,28%, contudo, é uma média considerando todos os tipos de consumidores.


Para as grandes empresas consumidoras conectadas em alta tensão, o reajuste será de - 4,91%. Já os consumidores conectados em baixa tensão, como os pequenos negócios, exceto os consumidores residenciais será de + 6,18%. Para os consumidores residenciais o reajuste será de + 6,01%.


Segundo a Aneel, os custos da Enel RJ são maiores para atender os consumidores conectados em baixa tensão, por isso a diferença entre os dois grupos. Enquanto os consumidores da alta tensão terão queda na tarifa de energia, os consumidores em baixa tensão terão alta.


Também contribuiu para a diferença de reajuste entre os dois grupos o fim do desconto aos consumidores rurais, que fazem parte da baixa tensão.


O reajuste da Enel RJ foi feito a partir de um processo chamado "revisão tarifária periódica", realizado, em média, a cada cinco anos. O objetivo é adequar o contrato para custear os investimentos e a operação.


Os diretores da agência também decidiram nesta terça que será reavaliada a metodologia de cálculo das perdas não técnicas da Enel RJ, ou seja, dos furtos de energia, popularmente conhecidos como "gatos". Essa reavaliação, contudo, terá impacto somente em 2024.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp