26/03/2023 às 19h09min - Atualizada em 26/03/2023 às 19h06min

Primeiras turmas do Programa Maricá Edutech são certificadas

Alunos que realizaram a capacitação em metodologias ágeis para projetos em tecnologias estão aptos para o mercado de trabalho

M.A. - leisecamarica.com.br

O programa Maricá Edutech, uma iniciativa da Prefeitura de Maricá com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), realizou a entrega de certificados para 80 alunos aprovados no curso de formação em metodologias ágeis para tecnologia da informação e gestão de projetos, neste sábado (25/03). O evento foi no auditório Manoel Lagos, no Banco Mumbuca, e contou com um workshop de encerramento para interação presencial entre alunos e professores, além de uma avaliação final. 


O superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar, Danilo Pitarello, explicou que o programa busca capacitar os cidadãos maricaenses a entender

quais são os papéis na carreira de tecnologia, de acordo com as metodologias ágeis, possibilitando o ingresso no mercado de trabalho, uma possível transição de carreira ou exercer melhor as funções na carreira atual.


"A gente procura formar desenvolvedores para atuar nas empresas de dentro ou fora do município, presencial ou remotamente, além criar aqui uma mão de obra qualificada para que surjam novas empresas, para que a gente tenha em Maricá uma economia mais dinâmica que gere emprego e renda para a cidade. A nossa intenção é articular esse projeto de formação de desenvolvedores com outros projetos da Codemar para o desenvolvimento tecnológico da cidade, como o Parque Tecnológico, a criação de startups e a nossa fábrica de aplicativos", lembrou Pitarello.", lembrou Pitarello. 


Moradora do bairro Cordeirinho, a aluna Jennifer Lemos faz parte do grupo de alunos com certificação válida em todo Brasil. "Para nós, de Maricá, é uma grande oportunidade e uma nova realidade, sendo um divisor de águas. Qualificar um profissional para que ele tenha voz e vez dentro e fora do seu município é muito interessante e  importante. O curso é eficaz e estamos rumo à certificação de Scrum Master internacional", comemorou. 


Webert Maximiano é desenvolvedor web e atua com marketing. Também certificado, ele ressaltou que o curso vai abrir novas oportunidades dentro da sua área. "Esse curso foi maravilhoso porque ele trouxe pra nós, que já estamos buscando novas oportunidades na área de tecnologia, um conhecimento incrível. Então, a partir do curso, eu descobri que muitas funções que eu fazia sozinho, quebrando a cabeça, já tinha nome e função; e foi muito legal. Estou saindo do curso muito feliz e agradeço pela oportunidade à Prefeitura de Maricá e à Codemar", comentou. 


Maricaenses capacitados


Para o professor Fabiano Milani, head de operações e novos negócios da empresa Adaptideas, que atua na capacitação, o curso tem uma proposta que parte do zero com pessoas que praticamente não tiveram contato com as metodologias ágeis. Ele destacou que, ao longo das aulas, pôde ver muitos alunos se desenvolvendo e buscando uma trilha de aprendizado, além de se identificarem com determinados papéis dentro do processo.


"Tivemos ali uma presença interessante de várias pessoas trazendo seus feedbacks. Eu ouvi de várias pessoas que o curso está mudando suas vidas, porque se identificaram e esse é um tipo de coisa que arrepia. Esse encontro presencial é fundamental porque 'traz a liga', fazer com que a pessoa realmente experimente como se estivesse numa empresa, com os desafios reais e provocações", comentou Milani.


Certificação e novas turmas


A formação em Metodologias Ágeis (Scrum Master, Product Owner e Scrum Developer) e de Gestão e Desenvolvimento de Softwares (games e aplicativos) foi uma introdução à primeira fase do programa, com aulas remotas durante três meses. 


"Hoje a gente entregou o certificado de participação do curso, que é válido no Brasil. Conseguimos encaminhar alguns alunos para fazer a prova para algumas certificações

internacionais. Qualquer um com critério de seleção a gente consegue encaminhar pela parceria que temos. Dentro dessas duas turmas, oito pessoas foram encaminhadas para fazer a prova", destacou o head de treinamentos da empresa Adaptideas, Pedro Paulo Oliveira. 


Mais duas novas turmas, com 200 vagas, serão iniciadas em abril deste ano, através do cadastro reserva formado durante as inscrições abertas em setembro de 2022. Foram mais de 2 mil inscrições. Os inscritos na lista receberão um e-mail informando, nas próximas semanas, data e horário para participação de seleção e entrevista on-line, a fim de que conheçam melhor as propostas e avaliem a própria disponibilidade de participação nas aulas.


 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp