17/04/2023 às 13h05min - Atualizada em 17/04/2023 às 13h05min

Equipe do governo do RJ visita Biotec Maricá para conhecer os resultados do programa Lagoa Viva

J. T.
PMM
Foto: PMM


Algumas equipes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) do Rio de Janeiro e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estiveram em Maricá e visitaram as instalações da Biofábrica e do Biocentro, que ficam no Complexo de Laboratórios de Pesquisa e Inteligência Ambiental de Maricá. 


O objetivo do encontro, que aconteceu na última sexta-feira, 14, foi apresentar os resultados do programa Lagoa Viva, programa de revitalização da Lagoa de Araçatiba, e outros projetos que fazem parte do convênio da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e da Biotec com a Universidade Federal Fluminense (UFF).  


A Subsecretária de Recursos Hídricos, Saneamento e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Ana Asti, presente na visita, explicou que essa aproximação é interessante para a equipe entender a revolução que está sendo feita em Maricá e como direcionar as ideias e projetos para outras áreas do estado. 


"Quando trabalhamos com inovação, potencializamos muito os resultados para gestão pública. Então, vemos o que está acontecendo em Maricá, todo esse trabalho que está sendo feito pela Codemar, junto com a UFF, construindo uma biofábrica e trazendo bioeconomia pro coração da discussão do desenvolvimento sustentável, a partir da política pública. Esse é o tipo de avanço que desejamos que seja reproduzido e ganhe escala em todo o estado", afirmou Ana. 


Após ver os resultados promissores do programa desde a sua implementação em 2021, como a melhoria de saúde ambiental das águas, a remoção significativa de matéria orgânica e a diminuição da mortandade de peixes, a subsecretária disse que o estado tem diversos ecossistemas que podem se beneficiar a partir das tecnologias de bioeconomia que estão sendo desenvolvidas em Maricá.  


"Estamos aqui porque essa é uma demanda grande do nosso Secretário de Ambiente e Sustentabilidade e também vice-governador, Thiago Pampolha. Vemos uma série de produtos que estão sendo testados aqui e os resultados estão acontecendo. A natureza agradece", garantiu Asti. 




Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp