17/04/2023 às 14h46min - Atualizada em 17/04/2023 às 14h43min

Índios fazem protesto contra construção de Resort na Restinga de Maricá

M.A. - leisecamarica.com.br

Os índios da aldeia indígena Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã (Mata Verde Bonita), em São José do Imbassaí, fizeram um protesto contra a construção do complexo turístico MARAEY, na Restinga de Maricá, na manhã desta segunda-feira, 17.


De acordo com informações dos indígenas, diversas áreas históricas da aldeia estão sendo destruídas ainda na fase inicial das obras, que foram iniciadas no dia 03 de abril e que acontecem em uma Área de Proteção Ambiental (APA). “Estão acabando com uma área histórica indígena de Maricá. Essa obra é totalmente ilegal e estamos desprotegidos. Pedimos socorro a todos os órgãos públicos”, disse um dos líderes da aldeia. 


Ainda de acordo com os índios, caso a obra não pare imediatamente, uma guerra será iniciada no local onde os profissionais trabalham para a construção do Resort. Os indígenas estavam armados com facões. 


Em nota ao LSM, A IDB Brasil, proprietária do empreendimento, afirmou que a obra é totalmente legal e segue cumprindo todos os protocolos e autorizações dos órgãos competentes. “A empresa informa que, não há decisão judicial vigente que impeça o desenvolvimento do empreendimento e que, cumprindo todos os protocolos e autorizações dos órgãos competentes, iniciou as obras de infraestrutura do empreendimento em 03 de abril de 2023.


A IDB Brasil ainda afirma que as vias principais do empreendimento não estão bloqueadas e que serão doadas ao município e serão extremamente importantes no trajeto de Itaipuaçu até Ponta Negra pela Restinga, reduzindo o impacto no trânsito na RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto). 


O LSM entrou em contato com a Prefeitura de Maricá e a entidade afirmou que está aparando o caso. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp