21/04/2023 às 21h46min - Atualizada em 21/04/2023 às 21h46min

Despejo de esgoto irregular faz gigogas se proliferarem em canal de Maricá

A vegetação se multiplica nas águas sujas

Foto: Maricá Info


O despejo irregular de esgoto está fazendo o número de gigogas - que são plantas que se proliferam em águas poluídas - se multiplicarem no Canal da Costa, que fica entre São José do Imbassaí, a Restinga de Maricá e o Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. 


O esgoto vem de ligações clandestinas que são feitas por moradores nas redes pluviais, que deveriam servir apenas para receber água da chuva e as gigogas acabaram assoreando o canal, atrapalhando a corrente do  rio e gerando grandes impactos ambientais. 


Além disso, todos os dejetos acabaram sendo dispensados na lagoa ou na praia, o que prejudica a natureza e os animais, já que o canal liga a lagoa - que vem desde Araçatiba, passando por Itapeba, Parque Nanci e São José - ao mar.


Para resolver parte do problema, a Autarquia de Serviços de Obras (Somar) contratou uma empresa para retirar as gigogas, porém a vegetação acaba se reproduzindo na mesma proporção que é retirada, dificultando o trabalho dos profissionais. 


Vale lembrar que, nesta semana, a Sanemar iniciou uma obra para cuidar do esgotamento sanitário de Itaipuaçu com 103km de extensão de rede de coleta do esgoto, porém até o fim da construção, o complexo lagunar continuará sofrendo com o esgoto irregular.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp