22/04/2023 às 16h16min - Atualizada em 22/04/2023 às 16h14min

Maricá: Duas novas espécies de árvores frutíferas são descobertas na Serra da Tiririca

As duas árvores estão em extinção.

T.C - leisecamarica.com.br
Foto: divulgação


Duas novas espécies de árvores que produzem frutos comestíveis foram descobertas no Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Maricá. 


As árvores Eugenia delicata e Eugenia superba, batizadas de uvaia-pitanga e cereja-amarela-de-niterói, foram encontradas em uma área de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea). 


A descoberta foi foi uma grande novidade para a biodiversidade brasileira e para os pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em conjunto com profissionais do Jardim Botânico do Rio, que foram os responsáveis pela pesquisa. 


Ameaçadas de extinção


Encontradas apenas nos municípios de Maricá e Niterói, as duas novas espécies estão ameaçadas de extinção. A uvaia-pitanga tem cerca de seis exemplares espalhados ao longo do parque, enquanto a cereja-amarela-de-niterói conta com três.


Ambas as espécies são árvores bem altas, de 12 a 15 metros de altura. A Eugenia delicata tem uma casca espessa e marrom-acinzentada, contando com folhas pequenas. Já a Eugenia superba, tem troncos descamantes, que soltam placas finas e esfarelam ao tato.


As espécies também têm outra característica em comum, ambas produzem flores ornamentais e frutos comestíveis para humanos e fauna local.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp