06/05/2023 às 08h22min - Atualizada em 06/05/2023 às 08h18min

Obras do Resort MARAEY completam um mês na Restinga de Maricá

M.A. - leisecamarica.com.br

Principal complexo turístico-residencial sustentável da América Latina, MARAEY, localizado na Costa do Sol, em Maricá, completa o primeiro mês de obras reafirmando seu compromisso com a preservação e a proteção ao meio ambiente. Nas primeiras semanas de desenvolvimento, o empreendimento resgatou e realocou mais de 4,5 mil plantas e mais de 30 animais dentro da área do projeto. Esta é uma das ações do Plano Básico Ambiental, que conta com o criterioso programa de resgate e manejo de fauna e flora, nesta fase de construção da infraestrutura viária do projeto.

 

Na parte de flora, foram resgatadas e realocadas 3,6 mil bromélias, 300 aráceas, 150 cactos e 100 orquídeas, entre outras espécies. As plantas foram transplantadas dentro do próprio empreendimento, em locais que serão totalmente preservados, ou direcionadas ao viveiro, nos casos de espécies mais raras mapeadas previamente. Entre os animais, foram registradas 18 espécies - oito endêmicas da Mata Atlântica, três exóticas e sete nativas. 

 

As atividades visam à preservação do patrimônio natural da região e fazem parte do Projeto de Restauração Florestal de MARAEY, desenvolvido por uma equipe especializada composta por biólogos, engenheiros ambientais e florestais, e técnicos.

 

"A atividade teve início quando, num amplo inventário florístico e da fauna local, foram identificadas as principais espécies e indivíduos. Nesta fase, estamos realizando o resgate e realocação para áreas em que não haverá qualquer intervenção. Está em curso também a criação do Centro de Referência Ambiental (CRA), em parceria com cinco das mais importantes universidades do país (UFRRJ, UFF, UFES, FURG e UFRJ), para estudos e mapeamento da fauna e da flora local, com o objetivo de aprofundar as pesquisas sobre o patrimônio natural da região", diz Marcelo Galvão, diretor técnico de construção.

 

Todas as iniciativas reforçam os ativos fundamentais de MARAEY e a responsabilidade do projeto com o meio ambiente desde o início das obras, como explica o diretor executivo de MARAEY, David Galipienzo: "O desenvolvimento do Plano Básico Ambiental na fase de implantação retrata de forma clara e fidedigna o compromisso de MARAEY com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. É um processo longo, que demanda muitos cuidados e times técnicos especializados trabalhando de forma casada para garantir que todas as diretrizes do projeto sejam cumpridas, reafirmando nosso compromisso em criar o melhor destino turístico sustentável do país."


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp