13/05/2023 às 15h02min - Atualizada em 13/05/2023 às 11h13min

Maricá faz homenagem pelo Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro

M.A. - leisecamarica.com.br

Em 12 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro (a). No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem. A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, também comemora a data por entender a importância desses profissionais essenciais para o bem-estar e saúde da população. 


“Na Semana da Enfermagem, buscamos reunir e valorizar ainda mais os profissionais dessa área, mostrando as ações desenvolvidas por enfermeiros e técnicos nas unidades, além de ressaltar as potências das equipes”, destacou a secretária de Saúde, Solange Oliveira.


Hoje, nossa conversa foi com a técnica em enfermagem, Luciana Mazzini, de 41 anos, que exerce a profissão desde 2008 e há dois anos trabalha na Saúde de Maricá. Atualmente, está na Unidade de Saúde da Família do Retiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ela contou que divide o trabalho com a técnica Ana Cláudia e são, em média, 30 atendimentos por dia.


“Fazemos todo o tipo de acolhimento, aplicamos vacinas e atendimentos em geral. Aqui, atendemos a mulher antes de virar gestante, quando se torna e depois que o bebê nasce”, explica. Lu, como é chamada pelos amigos, que cursa o 8º período de Enfermagem na Universidade Estácio de Sá por meio do Passaporte Universitário.


Por conta de seu carisma e carinho no atendimento, a profissional, em 2021, foi convidada para ser Mamãe Noel do Natal Iluminado de Maricá. Lu contou que trabalhava na campanha de vacinação da Covid-19 quando chegou um casal.


“Naquela época as pessoas estavam muito apreensivas, somatizando sentimentos. Além disso, tem muito adulto que tem medo da vacina. De fazer pirraça igual criança. Eu costumo brincar para relaxar. O rapaz, que era o produtor do Natal Iluminado, me procurou depois e fez o convite. Ele disse me achar ‘cara da Mamãe Noel’, que se sentiu acolhido e que passei confiança”.


Luciana era moradora de São Gonçalo e vendedora ambulante de doces em Alcântara. Ela conseguiu uma bolsa de estudos de 50% no curso de técnico em enfermagem, por onde passava oferecendo suas iguarias. Em 2011, resolveu se mudar para Maricá depois de assistir o seriado “Maysa”.


“A vi falando que encontrava paz em Maricá. Gente, eu quero a paz que essa mulher tá falando. Acho que Maricá vai ser bom pra mim. Veio minha mãe, eu e dois cachorros. Aqui conheci meu esposo e fiquei”, disse sorrindo.





Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp