A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou na última quarta-feira, 10, a construção de linha ferroviária para transportes de carga que que liga os municípios de Maricá e de Rio Bonito.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. A ferrovia irá contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade maricaense, com destaque para os setores industrial e logístico, favorecendo o crescimento do município.
Além disso, a estrada de ferro vai ligar o futuro Porto de Maricá à malha nacional, por meio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), uma das principais ferrovias do país, que conecta mais de 7 estados e mais de 250 municípios.
O perfil da carga a ser movimentado será composto principalmente por derivados de petróleo e estará diretamente ligado ao porto, não sendo previsto o transporte de passageiros.
“Temos um aeroporto em funcionamento, um porto com licença de instalação e, agora, a estruturação da malha ferroviária. Iremos ainda lutar pela extensão do Arco Metropolitano até Ponta Negra para que possamos garantir a duplicação das atuais RJ’s 114 e 118, além da 106”, disse o prefeito Fabiano Horta.
“Com esse legado autorizativo, podemos solidificar ainda mais esse novo patamar com a possibilidade de geração de empregos, de crescimento para as empresas locais e a geração de receitas que independem dos royalties do petróleo”, concluiu.
Com composição para 120 vagões e investimento total será R$310 milhões. As obras serão executadas pela empresa DTA Engenharia, também responsável pelo projeto de construção do terminal portuário de Maricá.