05/06/2023 às 21h03min - Atualizada em 05/06/2023 às 21h02min

Operação Energia Legal da Enel identifica mais de 200 furtos de energia elétrica em Maricá

O 228 casos de furto foram identificados somente neste ano.

T.C - leisecamarica.com.br
Foto/Reprodução: Internet


O projeto Energia Legal, implementado pela Enel Distribuição Rio com o apoio da Polícia Civil, identificou mais de 200 furtos de energia na cidade de Maricá somente neste ano de 2023. 


Durante a operação, 228 irregularidades foram identificadas nas mediações de energia em estabelecimentos comerciais e residências. Ainda segundo as informações, duas ocorrências policiais foram registradas relacionadas ao consumo irregular de energia, como ligações diretas na rede da distribuidora sem passar pelo medidor e fraude no medidor de energia.


Com o objetivo de combater irregularidades e furtos, o projeto da Enel que está em sua 45ª edição, identificou aproximadamente 19,9 mil furtos de energia, sendo 92% desses casos em residências e 8% em estabelecimentos comerciais, nas 26 cidades por onde passou desde o final de 2019, incluindo a cidade de Maricá.


De acordo com estimativas da empresa, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%. A prática popularmente conhecida como “gato” representa sérios riscos tanto para aqueles que a realizam quanto para a população em geral. Manipular um medidor de energia sem habilitação ou fazer uma ligação direta na rede elétrica pode causar choques e acidentes graves, inclusive fatais.


Para denunciar os casos de furto de energia e colaborar com o trabalho da Enel e da Polícia Civil, você pode denunciar o furto pelo site  https://www.eneldistribuicao.com.br/rj/denuncie.aspx, usar o aplicativo da Enel Rio ou ligar para 0800 280 0120. Faça sua parte e ajude a combater esse crime!


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp