06/07/2023 às 14h34min - Atualizada em 06/07/2023 às 14h34min

Convênio da prefeitura com a Polícia Civil aumentará efetivo de policiais na Delegacia de Maricá

J. T.
Foto: Arquivo/LSM



Um convênio da Prefeitura de Maricá com a Polícia Civil e Governo do Estado do Rio de Janeiro aumentará o efetivo de policiais da Delegacia de Maricá (82ª DP), através do Regime Adicional de Serviço (RAS).


De forma semelhante ao Programa de Integração na Segurança (PROEIS), o RAS é um serviço extra em que os agentes da polícia civil trabalham em seus dias de folga e/ou férias para reforçar o atendimento nas delegacias, sendo pagos pelo respectivo município. 


O Diário Oficial do Estado publicou a autorização para o funcionamento do serviço nesta quarta-feira, 05, após um pedido do delegado titular da unidade, Dr. Rafael Barcia, e do vereador Danilo Santos. 


O reforço foi solicitado devido ao grande crescimento no número de ocorrências registradas na delegacia. No ano de 2022, cerca de 10 mil ocorrências foram registradas na unidade, que tem poucos agentes para atender a demanda. 


Segundo um levantamento feito pelo LSM, atualmente a 82ª DP conta com cerca de 18 agentes, entre escrivão, investigador e inspetor, que se revezam em plantões de 24 horas, incluindo a chefia e o delegado, número que, agora, será aumentado. 


Por conta do baixo número de policiais de plantão, os moradores vinham reclamado da demora no atendimento presencial, o que acaba fazendo com que o público deixe de registrar ocorrências de crime ou optem pelo registro online.


Com a chegada do RAS, que irá disponibilizar 180 vagas para atuar na cidade maricaense, o atendimento promete ter uma melhora significativa, reduzindo o tempo de espera dos munícipes e acelerando as investigações dos crimes cometidos no município. 


“A gente está comemorando muito a celebração de um convênio entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Maricá que vai disponibilizar 180 vagas de RAS aqui para a delegacia”, disse o delegado Rafael Barcia. 


“Maricá é uma cidade que cresce muito, então a delegacia tem um déficit muito grande de pessoal. Essas vagas de RAS vão ajudar demais o nosso trabalho e com certeza isso vai se refletir na segurança da cidade”, concluiu. 


“A gente fez uma indicação ao executivo no início do meu mandato solicitando que tentasse viabilizar esse aumento que agora vai virar realidade”, falou o vereador Danilo, um dos responsáveis pelo pedido do RAS.


“Isso vai beneficiar toda a comunidade de Maricá, já que vamos conseguir melhorar o atendimento na delegacia. Temos um quantitativo na delegacia que é o mesmo de quando tínhamos metade da população atual. Com esse convênio virando realidade, a gente pode melhorar a qualidade das investigações, melhorar o atendimento à população e todos os outros serviços prestados na delegacia”, finalizou.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp