04/08/2023 às 18h16min - Atualizada em 04/08/2023 às 18h16min

Dia Internacional da Cerveja é comemorado nesta sexta-feira; Saiba onde encontrar uma gelada boa e barata em Maricá

Na melhor do que comemorar bebendo uma!

LSM
LSM- Hoje é o dia dela, a tão desejada, refrescante e querida cervejinha! Aquela bebida alcoólica mais consumida no Brasil, escolhida para relaxar, bater um papo com os amigos ou até para se refrescar em um dia quente. Mas você sabe como surgiu essa data? 
 
A primeira sexta-feira de agosto é um dia especial para os amantes e produtores de cerveja. A data marca o Dia Internacional da Cerveja, comemorado em mais de 80 países, incluindo o Brasil. Neste ano, a comemoração é hoje, dia 4. 
 
A data foi criada nos Estados Unidos, na cidade de Santa Cruz, no estado da Califórnia. Em meados de 2007, quatro amigos californianos se perguntavam a razão de não haver uma data comemorativa para a cerveja - e que fosse tão popular quanto o dia de St. Patrick, comemoração irlandesa regada a cerveja Guiness. Em 2008, o quarteto entrou em todos os bares da cidade e pediram para que as pessoas começassem a celebrar. Desde então, foram criadas diversas ferramentas para tornar esse dia uma data comemorativa. 
 
Neste ano de 2023, em sua 16ª comemoração, o Dia Internacional da Cerveja ainda está longe de alcançar a popularidade do dia de St. Patrick, mas já angaria milhares de adeptos em mais de 80 países e ganha a simpatia dos grandes fabricantes da bebida.
 
"A celebração é essencial para que a sociedade se anime para os desafios futuros. A gente precisa celebrar as coisas boas no Brasil. E a cerveja é uma delas", afirma Paulo Petroni, diretor-executivo da CervBrasil, a associação que representa as quatro maiores fabricantes de cerveja do país. "A festa é válido, desde que seja feita com consciência e responsabilidade", diz o executivo. Se for brindar hoje, não se esqueça: beba com moderação. E se beber, não dirija!
 
A CERVEJA NO BRASIL 
 
A bebida chegou ao Brasil no século 17, mas só foi se popularizar em 1888, quando as duas maiores cervejarias do mundo abriram, quase simultaneamente, no país. No Rio de Janeiro foi criada a Cia Cervejaria Brahma, em São Paulo nascia a Antárctica – anos depois as duas se fundiriam para criar a Ambev, maior produtora do país. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e Estados Unidos. Em 2022, o setor cervejeiro cresceu quase 12%. Em todo o país, já são mais de 1.700 estabelecimentos, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária.
 
VERDADES E MITOS SOBRE A CERVEJA
 
Colarinho no chopp é importante? Verdade! Ele evita a oxidação, pois tem uma barreira maior para impedir que o líquido entre em contato com o oxigênio. Além disso, ajuda a manter o gás da bebida e a temperatura. Dois dedos de colarinho são suficientes.
 
Cerveja em lata é pior do que cerveja em garrafa? Mito! As embalagens com verniz são muito eficientes e não passam nenhum sabor para cerveja. A lata, em vários casos, é até melhor que a garrafa. Ela bloqueia totalmente a luz – uma grande inimiga da cerveja – e impede a troca de gases com o ambiente.
 
Existem copos adequados para diferentes tipos de cerveja? Verdade! Para cervejas com menos intensidade de sabor, são usados copos estreitos e mais finos. Para cervejas mais potentes, com sabores e aromas para serem explorados, os copos com bocas mais largas são os indicados.
 
Cerveja faz mal para a saúde? Mito! Pelo contrário. Um consumo moderado pode trazer uma série de benefícios à saúde. Ela é muito rica em polifenóis, que exercem uma atividade antioxidante para o nosso organismo.
 
Cerveja deitada gela mais rápido? Mito! Na verdade, deixá-la deitada aumenta a superfície de contato do líquido com o ar dentro da garrafa. Não é recomendado. Então: sempre de pé.

BORA BEBER? 
 
Depois que descobrimos que o hoje é o Dia Internacional da Ceveja, conhecer sua história e tirar os mitos da cabeça, nada melhor do que sentar e beber uma para comemorar! Em Maricá, você pode encontrar uma gelada, com preço bom e um ambiente agradável nos seguintes endereços: 
 
  • Deck Zero Meia – Pub Universitário – Localizado na Avenida Roberto Silveira – em frente a Campus Maricá da Faculdades Vassouras – no bairro do Flamengo. Telefone (21) 96761-1002 
  • Skull Beer Bar – O bar do Rock – localizado na Rua Walter Favilla da Silva, Qd 96, Lt 22, no Barroco, no bairro de Itaipuaçu. Telefone (21) 99136-5494. 
  • Caneca Mofada – localizado na Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua 1), próximo à Avenida 2, no bairro de Itaipuaçu. Telefone (21) 97016-5468
  • Mahalo Ginkeria – Localizado na Rua Alvares de Castro, 173 – na Rua da Prefeitura – no Centro de Maricá. Telefone (21) 96444-6819
  • Boteco Retrô Torresmos – Localizado na Rua Nilda de Souza, 98 – na Rua dos 40 – no bairro de Itapeba. Telefone (21) 99873-7195

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp