16/10/2023 às 17h49min - Atualizada em 16/10/2023 às 17h40min

Maricá: Secretaria Estadual de Saúde capta órgãos doados no Hospital Che Guevara

A captação dos órgãos foi realizada na tarde desta segunda-feira (16).

T.C - leisecamarica.com.br


A Central de Transplante do Estado captou na tarde desta segunda-feira, 16, diversos órgãos de um paciente doador no Hospital Municipal Ernesto Che Guevara, no bairro de São José do Imbassaí. Essa é a primeira captação de órgãos feita na Unidade.


De acordo com informações, a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) - responsável por identificar potenciais doadores e promover o suporte, organizando todo o processo de captação de órgãos no hospital - conseguiu captar de um paciente jovem que estava internado na unidade hospitalar. 


Para ser doador, o paciente - que não pode ser identificado - entrou no protocolo de morte cerebral e passou por autorização da família.


Essa é a primeira vez que um paciente doador tem os órgãos captados no Hospital Che Guevara.


Por volta das 14h30 da tarde, a equipe médica responsável pelo transporte dos órgãos pousou com helicóptero do Programa Estadual de Transplante (PET) no pátio do Hospital. Em seguida, o coração, pulmão, pele, córneas e rins, que foram os órgãos doados, serão levados para as unidades onde os pacientes receptores estão internados, aguardando a cirurgia.


Além do helicóptero, dois veículos de transporte também estiveram na Unidade para captar o tecido (pele) doada. 


O LSM deseja os sentimentos à família enlutada pela perda do ente e parabéns pela decisão pela doação. Valendo frisar que o ato é simbolizado pela gratidão, já que os órgãos doados servirão para salvar mais pessoas.


O QUE PRECISA PARA SER DOADOR 


Como posso ser doador? Hoje, no Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar.


QUANTAS PESSOAS PODEM SER SALVAS COM UM DOADOR 


Um único doador pode salvar a vida de, pelo menos, dez pessoas que aguardam por transplantes de órgãos e tecidos. Por isso, até mesmo as religiões que são contrárias à transfusão de sangue não interferem na decisão de doar órgãos.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp