07/11/2023 às 13h30min - Atualizada em 07/11/2023 às 13h30min

Moradores enfrentam grandes filas para conseguir atendimento nos CRAS de Maricá

J. T.
Foto: LSM

Diversos moradores entraram em contato com a equipe do LSM nesta terça-feira, 07, para relatar sobre as grandes filas que estão sendo encontradas para conseguir atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Maricá. 

 

A maioria do público que enfrenta as filas busca a mesma coisa: se inscrever no Cadastro Único, que é meio utilizado para selecionar os beneficiários do programa Renda Básica Cidadania (RBC), o famoso Cartão Mumbuca. 

 

Apesar do programa estar selecionando apenas os inscritos até o dia 30 de julho deste ano, o povo está aproveitando para se inscrever e deixar o cadastro pronto, visando uma próxima oportunidade. 

 

Além disso, muitas pessoas também estão procurando os CRAS para atualizar seus cadastros para garantir a manutenção do benefício, que pode ser perdido caso não haja a atualização. 

 

Segundo o relatos dos populares, os locais distribuem apenas 20 senhas por dia, o que é muito abaixo da demanda e, por isso, a população pede o atendimento diário aumente. 

 

“Gostaria de fazer uma reclamação. O CRAS de Inoã, a fila está enorme. Tem pessoas com bebês pequenos. Estamos na fila desde cedo, antes de abrir. O atendimento é totalmente desorganizado”, relatou uma moradora.

 

“Muita fila no CRAS de Cordeirinho. Tem mais de 30 pessoas esperando para serem atendidas. Está uma loucura total”, disse um morador.

 

Os jornalistas da redação entraram em contato com a Prefeitura de Maricá para pedir uma resposta sobre o caso. Em nota, as Secretaria de Assistência Social se pronunciou:

 

A Prefeitura de Maricá informa que a Secretaria Municipal de Assistência Social registrou aumento de demanda nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com solicitações de inclusão e atualização de dados no Cad Único. Cabe destacar que, além da distribuição de senhas, é possível fazer o agendamento do atendimento junto ao CRAS mais próximo da residência do cidadão".


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