13/11/2023 às 19h23min - Atualizada em 13/11/2023 às 19h22min

Moradores reclamam de grandes filas para atendimento nos postos do CRAS em Maricá

Em nota, a Prefeitura de Maricá se pronunciou sobre o caso.

T.C - leisecamarica.com.br


Diversos moradores entraram em contato com a equipe do LSM nesta segunda-feira, 13, para reclamar sobre as grandes filas que estão sendo encontradas para conseguir atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Maricá. 


Segundo o relato dos populares, os postos de todos os distritos de Maricá - Centro, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu - distribuem entre 20 e 30 senhas por dia, o que não é o necessário para atender à demanda do público, que vai para os postos de atendimento bem cedo para conseguir um número. 


A procura pelo atendimento cresceu após divulgação de que os novos cartões Mumbuca seriam distribuídos para todos os moradores que tivessem inscritos no Cadastro Único até o dia 30 de julho deste ano. 


Apesar do programa estar selecionando apenas os inscritos até esta data, o povo está aproveitando para se inscrever e deixar o cadastro pronto, visando uma próxima oportunidade. 


Além disso, muitas pessoas também estão procurando os CRAS para atualizar seus cadastros para garantir a manutenção do benefício, que pode ser perdido caso não haja a atualização. 


“O CRAS está liberando apenas 30 pessoas por dia, sendo 10 prioridade. Tem pessoas com bebê de 2 meses na fila desde 2h da manhã e não consegue atendimento. Só 30 pessoas por dia e eles trabalhando de 8h às 17h”, reclamou uma moradora.


“As pessoas estão chegando de noite e madrugada tentando atualizar cadastro no CRAS. A fila está ernomes só tão dando 30 números. Tem pessoas que chegaram ontem”, disse outra moradora. 


Os jornalistas da redação entraram em contato com a Prefeitura de Maricá para pedir uma resposta sobre o caso. Em nota, as Secretaria de Assistência Social se pronunciou:


“A Prefeitura de Maricá informa que a Secretaria Municipal de Assistência Social registrou aumento de demanda nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com solicitações de inclusão e atualização de dados no Cad Único. Cabe destacar que, além da distribuição de senhas, é possível fazer o agendamento do atendimento junto ao CRAS mais próximo da residência do cidadão".


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