25/11/2023 às 03h00min - Atualizada em 25/11/2023 às 03h00min

Maricá recebe 3ª edição do Congresso de Economia Solidária

J. T.
Foto: PMM

A cidade de Maricá recebeu a 3ª edição do Congresso de Gestores, Articuladores e Pesquisadores de Economia Solidária (Egapes) nesta quinta-feira, 23, sexta-feira, 24, e sábado, 25, na sede do Banco Mumbuca, no Centro. 


O encontro - que  teve como tema principal “A Economia Solidária como ferramenta de transformação digital e social” - reuniu palestrantes e estudiosos do assunto vindos de diferentes partes do Brasil e também do exterior para debaterem os desafios, a construção de alternativas para as crises e as iniciativas voltadas na área da economia solidária. 


Na abertura do congresso, a diretora-presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello, falou sobre o trabalho desenvolvido em Maricá na busca por uma distribuição de renda mais justa e da honra do banco estar sediando a 3ª edição de um encontro tão importante.


“O evento reafirma o protagonismo da cidade no setor. É um espaço para trocarmos experiências, discutir economia solidária. Maricá é uma cidade com transferência de renda e a pioneira na criação de um banco comunitário”, disse. 


“O banco comunitário é muito importante para inclusão da população no sistema financeiro mas não usando o padrão do sistema financeiro. Quando a gente fala de banco comunitário, a gente fala de desenvolvimento social, criando espaços de transferência de renda, criando pertencimento  e mudando o conceito de economia da cidade”, falou. 


“São 10 anos dessa revolução envolvendo a economia solidária, a economia circular e o emponderamento da população. É uma construção coletiva e para o banco comunitário, a construção coletiva é o principal pilar”, afirmou Manuela. 




Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp