13/12/2023 às 13h46min - Atualizada em 13/12/2023 às 13h46min

Enfermeiros do SAMU de Maricá são capacitados no curso de Suporte Intermediário de Vida

Redação LSM
Foto: LSM

A equipe de enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Maricá receberam a capacitação no curso de Suporte Intermediário de Vida (SIV) realizado pelo SAMU Regional Metropolitana II. A equipe maricaense foi pioneira neste projeto piloto e na formação nesta modalidade de suporte.


A capacitação foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Maricá e da Organização Social Associação Mahatma Gandhi em parceria com a Metropolitana II do SAMU, para que a base maricaense fosse qualificada para habilitação do serviço intermediário nas ambulâncias.


O curso com carga horária de 50 horas, buscou enfatizar a qualificação assistencial dos enfermeiros, que poderão operar em ambulância intermediária acompanhados do técnico de enfermagem e condutor-socorrista. 


A equipe certificada atua na Base Descentralizada de Itaipuaçu, local que possui uma grande demanda de atendimento. A base - inaugurada em 2020 - foi iniciada a partir de projeto idealizado pelo Coordenador do SAMU de Maricá, Leonardo Ribeiro, onde criou um grupo de resgate, formou plantões e o deslocou para ficarem alocados na base do Barroco, até então, usada pelos Bombeiros.


"Fico muito feliz por ter dado esse pontapé inicial lá em 2018, onde criei o grupo de resgate, com a indicação do Presidente da Câmara, Aldair de Linda, e dois anos depois, lá se tornou a base do SAMU e hoje somos uma cidade modelo, com essa ambulância SIV, a equipe intermediária". disse Leonardo Ribeiro.


A conclusão do curso e a entrega dos certificados foi celebrada nesta terça-feira, 12, no auditório do Hospital Municipal Carlos Tortelly, em Niterói. Na cerimônia estiveram presentes a subsecretária da Rede de Urgência e Emergência, Dra. Juliana Nogueira, a diretora administrativa da Associação Mahatma Gandhi - Complexo Maricá, Larissa Cordeiro, o coordenador Geral da Base Descentralizada do SAMU Maricá, Leonardo Ribeiro e da coordenadora de enfermagem da Base Descentralizada do SAMU Maricá, Renata Pereira.


O município maricaense foi o primeiro da Região Metropolitana II a fazer o projeto piloto e passar por um processo de formação da modalidade de suporte. A conquista foi motivo de orgulho aos coordenadores do SAMU de Maricá 


“É um avanço para Maricá ser o primeiro município a ter uma viatura SIV e a primeira turma de enfermagem com capacitação para a mesma, é um orgulho para todos nós, uma realização”, disse a Coordenadora de Enfermagem do SAMU, Renata Pereira. 


“É muito importante saber que você tem uma equipe com comprometimento e que cada dia mais vai dar o melhor para que o SAMU de Maricá seja melhor. Hoje o SAMU de Maricá é muito bom e vamos melhorar a cada dia para não deixar população com falta de socorro”, disse o coordenador geral do SAMU, Leonardo Ribeiro. 


O Presidente da Câmara Municipal de Maricá, vereador Aldair de Linda também se pronunciou nas redes sociais mediante a capacitação da equipe.


“Parabéns aos heróis da enfermagem do SAMU, eles estão ainda mais capacitados para fazer o que sabem de melhor: salvar vidas! Só quem já precisou do SAMU sabe a importância desses anjos, sempre dispostos a fazer o melhor pelos pacientes. Que o SAMU de Maricá tenha cada vez mais sucesso!”, postou Aldair.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp