17/01/2024 às 12h55min - Atualizada em 17/01/2024 às 12h55min

Itaipuaçu: Prefeitura inaugura ampliação e reforma da Unidade de Pronto Atendimento Municipal Santa Rita

J. T.
Foto: LSM

antigo Posto Santa Rita 24h agora se transformou em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Municipal. Após passar por uma reforma, ampliação, o local teve consultórios duplicados e recebeu novos equipamentos. 


A inauguração do novo espaço aconteceu na manhã desta quarta-feira, 17, e contou com a presença do prefeito Fabiano Horta, da Secretária de Saúde Solange Oliveira e de outras diversas figuras políticas, além de funcionários da área da saúde. 


A unidade  que sempre atendeu às demandas de urgência e emergência da região - passou por melhorias fundamentais para qualificar o atendimento à população e oferecer um espaço ainda mais equipado.


Com a reforma, a UPAm Santa Rita teve a duplicação do número de consultórios médicos, indo de dois para quatro, a reestruturação da recepção e da área de acolhimento com cobertura e climatização, a ampliação da farmácia, com sala de medicamento adulto e infantil, a adequação do trauma, a implantação de uma sala de procedimentos e de uma sala para a ouvidoria, a criação de um banheiro adaptado, pintura e remodelagem visual, paisagismo de área externa, além de novo mobiliário.


A UPAm fica localizada na Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36), esquina com a Rua 83, no loteamento Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. Durante a inauguração, o prefeito e a secretaria discursaram sobre a reforma. 


“Queria muito agradecer a cada profissional da área de saúde que ao longo desses anos tem construído conosco essa luta permanente pela melhoria da saúde da cidade de Maricá, afirmando o SUS. Tem gente que não sabe, mas nos Estados Unidos, se você precisar ir ao médico, você tem que pagar. Se você se acidentar, custa R$2 mil para uma ambulância ir buscar a pessoa e tirar ela do meio da rua. Se não pagar, não tira. Aqui a gente tem o SUS”, disse o prefeito. 


“Aqui em Maricá a gente tem construído as unidades de emergência com funcionalidade, com eficiência, com corpo médico, com atendimento completo. Isso não responde a demanda de Itaipuaçu e, por isso, ao longo do ano tirar do papel o novo Hospital de Itaipuaçu ali na 66. O projeto tá lá na Somar, a gente vai licitar e vamos tocar essa obra tão importante para esse distrito que mais cresce em Maricá. O crescimento de Itaipuaçu é avassalador. Não há crescimento populacional paralelo a esse no Brasil. A gente precisa dar resposta”, concluiu. 


“Em 2017, já na primeira gestão do Fabiano Horta, a gente tem o início de atendimento aqui no Santa Rita. Esse início foi crescendo até que teve um momento que o posto fazia mais atendimentos que a UPA de Inoã porque Itaipuaçu virou fenômeno de crescimento populacional. Nós temos em Itaipuaçu o distrito que mais cresceu dentro da cidade. Nós temos aqui que dar respostas de imediato”, disse a secretária junto com a subsecretária, Juliana. 


“Hoje o posto vem qualificado para trazer dignidade no atendimento para atender cada vez melhor a população. A unidade ganhou toda uma área de recepção climatizada, mais consultórios, a unidade hoje tem dois ambientes de medicação, a sala de trauma tá qualificada. A gente tem hoje uma estrutura de equipe que supera a de qualquer unidade de ponto atendimento e com um diferencial, que é a marca do governo Fabiano Horta, quando você sai de qualquer emergência aqui você já sai com seu medicamento para aquele tratamento. Seu antibiótico, analgésico, antialérgico. Então hoje nós temos muito orgulho de entregar esta obra que é uma solução para esses atendimentos que não param de crescer”, finalizou a dupla. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp