08/02/2024 às 10h30min - Atualizada em 08/02/2024 às 10h29min

Espaço-Nave: Prefeitura de Maricá inaugura planetário em Itaipuaçu

J. T. - leisecamarica.com.br
Foto: PMM

A Prefeitura de Maricá inaugurou o planetário Espaço-Nave durante a tarde desta quarta-feira, 07, na Rua Elisa Vieira Veras, esquina com Rua 32, ao lado do Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, em Itaipuaçu.


O local possui um observatório ao ar livre com telescópio e uma cúpula acústica refrigerada de 7 metros de diâmetro com 50 poltronas posicionadas para observações do teto, onde tem um moderno projetor para exibir filmes bidimensionais do sistema solar, astronomia, história e artes.


Além disso, o espaço ainda possui uma sala de aula com recursos visuais, impressão 3D, robótica, auditório, espaço coworking para empreendedores e um programa que projeta as imagens do céu de Maricá em tempo real.


O plenário, que é o primeiro a ser movido por energia solar em todo o Brasil, será utilizado como apoio ao ensino das escolas municipais, onde os 27 mil alunos poderão descobrir na prática o que aprendem nos livros a partir do dia 20 de fevereiro. 


“Queremos que toda a rede possa interagir com esse aparelho público construindo essa entranha no mundo da formação, da ciência, daquilo que faz vocês meninos e meninas serem formadores do senso crítico da ciência, daquilo que faz a humanidade avançar”, disse o prefeito Fabiano Horta, que esteve presente na inauguração.


O funcionamento do planetário é de terça a sexta-feira, das 8h às 17h30, para as escolas municipais. Já nos sábados e domingos, a partir do dia 16 de fevereiro, das 8h às 17h30, o planetário fica aberto aos visitantes com quatro sessões diárias, que precisam ser agendadas pelo número de telefone (21) 92023-3842.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp