A escola de samba Unidos do Viradouro, que tem sua sede no bairro do Barreto, na cidade de Niterói, foi consagrada a grande campeã do Carnaval de 2024 pelo Grupo Especial do Rio de Janeiro.
A agremiação - que teve como enredo o tema ‘Arroboboi, Dangbé’ - venceu de forma unânime, garantindo a pontuação máxima de 270 pontos sem perder nenhum décimo, e ficou com o título.
A escola de samba foi a última agremiação a desfilar na segunda-feira, 12, e deu um show na Sapucaí, contagiando o público com sua bateria e encantando com sua comissão de frente, que possuía uma grande serpente.
Algumas escolas pediram a punição da Viradouro porque a agremiação niteroiense supostamente estaria com mais de 15 componentes em sua comissão de frente, porém mesmo caso seja punida, a campeã não perde seu título devido a grande diferença de pontos para o segundo lugar.
A Viradouro havia sido campeã também em 2020 após seu retorno à elite, 23 anos depois de seu primeiro título e, depois, bateu na trave em 2022 e 2023, ficando em terceiro e segundo lugar respectivamente.
Já a Porto da Pedra, escola de São Gonçalo, infelizmente foi rebaixada para a Série Ouro após ter subido para o Grupo Especial em 2023. A União de Maricá aguarda o resultado para saber sua colocação e sonha com o título da segunda divisão do Carnaval.