24/02/2024 às 10h01min - Atualizada em 24/02/2024 às 10h00min

Capital do handebol de praia, Maricá promove curso para preparar professores

- leisecamarica.com.br


Os professores de educação física que vão atuar nos recém-criados núcleos de iniciação ao handebol de Maricá participaram nesta sexta-feira, 23, e sábado, 24, de um curso de formação continuada de handebol de praia para atuar como professores e monitores do projeto gratuito e voltado para jovens entre 11 e 16 anos. 


Os polos iniciam as atividades dia 27 de fevereiro, nos bairros Parque Nanci, Barroco, Flamengo e São José do Imbassaí. No inicio do mês, a cidade ganhou o primeiro núcleo de iniciação ao handebol na Barra de Maricá.


As aulas teóricas e práticas aconteceram nas dependências da Escola Municipal vereador João da Silva Bezerra, na Barra de Maricá, e os participantes puderam fazer uma imersão no esporte em que o Brasil é pentacampeão mundial entre os homens, enquanto as meninas já conquistaram o mundial por três vezes.


Entre as regras e princípios apresentados, estavam a filosofia do handebol baseada nos princípios do fair play, respeitando o fluxo do jogo e integridade e corpo dos jogadores. Também foram abordadas outras características como o contexto histórico da modalidade, potencial do esporte, regras básicas, fundamentos, sistema de jogo, parte prática, ataque e sistemas defensivos.


O professor de educação física Rodrigo dos Santos, de 32 anos, falou sobre a chegada do projeto na cidade, que é como a realização de um sonho.


"Comecei no handebol aos 10 anos de idade na escola, migrei para o clube em Niterói e segui para São Paulo, onde joguei profissionalmente. Ganhei uma bolsa de estudos, fiz faculdade, me formei e agora estou tendo a oportunidade de vivenciar o handebol na minha cidade. Isso é um sonho, algo que sempre quis. As crianças de hoje terão essa oportunidade", contou.


Instrutora coleciona títulos no esporte


Responsável por desenvolver o projeto com os professores, Thamiris Madeira Duarte é ex-atleta e atual coordenadora nacional do programa de mini handebol de praia da Confederação Brasileira. Coleciona títulos com resultados expressivos em nível nacional tanto como atleta quanto como treinadora.


"Nosso intuito é capacitar professores de educação física a dar seus primeiros passos neste mundo novo  e desenvolver suas aulas e treinos em prol do handebol de praia”, disse. 


Segundo ela, o handebol de praia pode ser uma poderosa ferramenta pedagógica na prática extracurricular, como equipes de iniciação esportiva, equipes de treinamento e/ou especialização, sendo uma modalidade coletiva com grande potencial de desenvolvimento.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp