13/03/2024 às 13h19min - Atualizada em 13/03/2024 às 13h18min

Mario Sergio Cortella abre o ciclo de debates da FLIM 2024 com palestra sobre educação em Maricá

J. T. - leisecamarica.com.br

O renomado professor Mario Sergio Cortella esteve em Maricá nesta terça-feira, 12, para ministrar uma palestra a convite da Prefeitura de Maricá. O evento abriu o ciclo de debates da Feira Literária de Maricá (FLIM) deste ano.


Cerca de 550 pessoas entre professores e convidados estiveram presentes na palestra, que aconteceu em uma casa de festas no bairro de Itapeba e teve como tema “Educação e docência: novos tempos, novas atitudes”.


Antes de o convidado iniciar a palestra, o Prefeito de Maricá, Fabiano Horta, desejou boas-vindas para o filósofo e falou um pouco sobre o palestrante e também sobre a Flim. 


“Hoje é um dia muito especial para a cidade de Maricá. Estamos recebendo a visita do professor Cortella, uma figura de notório saber e conhecimento no Brasil. Um estudioso que veio fazer um debate inicial da nossa Flim, trazendo um pouco a temática da educação contemporânea, os desafios para a construção de uma educação crítica, libertadora e que os censos críticos sejam formados”, afirmou.


Durante a palestra, o professor Cortella falou sobre a felicidade de conversar com profissionais da educação e abordou os desafios e o compromisso de ser educador.


“Uma das coisas gostosas é poder fazer reflexões com colegas que no dia a dia fazem com que a educação pública, especialmente a municipal, seja relevante. Fico encantado com pessoas que usam a sua existência, passam a vida cuidando de outras pessoas na formação técnico-científica, na capacidade de cidadania, na força e relação à convivência solidária. É encantador imaginar que um grupo de colegas, eu sou professor também, possa estar comigo partilhando esse momento”, disse o filósofo.


“É encantadora essa atividade com formação, capacidade, intenção, e antes de mais nada, a noção mais forte que é um compromisso que não seja hipócrita, fingido, mas que seja um compromisso autêntico”, avaliou o professor.


O Secretário de Educação, Márcio Jardim, falou da honra de receber o filósofo como parte integrante do ciclo para a Flim. 


“Cortella é um dos grandes pensadores da Educação no país. Um estudioso que se identifica como discípulo de Paulo Freire, tem uma extraordinária contribuição na elaboração do pensamento educacional no Brasil. Para nós, é uma grande honra poder inseri-lo nesse contexto da construção da Flim 2024. A Festa Literária não pode ser a realização de um evento num momento, num espaço distante. Isso tem que se dar durante todo ano em forma de debates e de palestras”, afirmou.


Ao fim do evento, Cortella foi homenageado pelo seu aniversário de 70 anos que foram completados no último dia 05 de março e por celebrar 50 anos de carreira. 


Biografia de Cortella

Mario Sergio Cortella é um importante pensador brasileiro que há algumas décadas contribui para o meio acadêmico e também procura popularizar as questões que estuda se comunicando com o grande público, através do rádio, programas de televisão, dos livros e do seu canal no YouTube.


Entre os livros publicados estão: “Basta de cidadania obscena!” (com Marcelo Tas), em 2017; “Felicidade foi-se embora?” (com Frei Betto e Leonardo Boff), no ano de 2017; “Viver em paz para morrer em paz: se você existisse, que falta faria?”, de 2017; “Família: urgência e turbulência” (2017) e “Vamos pensar um pouco? Lições ilustradas com a Turma da Mônica” (com Maurício de Souza), de 2017.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp