19/03/2024 às 11h15min - Atualizada em 19/03/2024 às 11h14min

Passaporte Empreendedor: Maricá lança programa de capacitação ao empreendedorismo voltado para alunos do PU

J. T. - leisecamarica.com.br

*

#LSM- A Prefeitura de Maricá lançou nesta segunda-feira, 18, o Passaporte Empreendedor, um programa de capacitação ao empreendedorismo para os alunos que concluíram os cursos oferecidos pelo Passaporte Universitário ou que estão no último ano do ensino superior.


O lançamento aconteceu no Galpão Tecnológico de Inoã.  O programa é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).


Ao todo, serão oferecidas 150 vagas em cursos, sendo 50 destinadas para cada uma das três turmas criadas para fornecer orientações e recursos necessários para o aluno abrir e desenvolver seu próprio negócio. 


Entre os módulos abordados estão: plano de negócios, meios de financiamento, administração estratégica, administração financeira, administração mercadológica, alinhamento de operações e ESG (ambiental, social e governança).


As aulas terão 14 encontros presenciais que serão realizados às segundas e quartas-feiras em dois turnos: tarde (14h às 18h) e noite (18h às 22h) e aos sábados, das 8h às 17h.


Nesta primeira fase, os participantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades práticas para empreender e alcançar o sucesso com seus negócios, baseada na Escola de Startup desenvolvida pela Codemar com certificação da UFF. 


Ao final do programa, os participantes terão acesso à capacitação em empreendedorismo, mentoria especializada e networking, preparando-os para criar, desenvolver e gerir seus empreendimentos de forma eficaz.


SOBRE O PROGRAMA

O Passaporte Empreendedor surge como uma resposta às necessidades identificadas entre os alunos formados no programa Passaporte Universitário porque muitos desses estudantes, ao finalizarem seus cursos universitários, podem enfrentar desafios ao ingressar no mercado de trabalho tradicional. O programa foi concebido ao reconhecer o potencial empreendedor desses graduados e a importância de promover o desenvolvimento sustentável da região.


O programa contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 8, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa promover o trabalho e o crescimento econômico. Ao incentivar o empreendedorismo entre os universitários formados, o programa contribui para a criação de empregos e o fortalecimento da economia local.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp