24/03/2024 às 12h50min - Atualizada em 24/03/2024 às 12h48min

Canal de Ponta Negra amanhece com a água reflete de espumas; entenda do que se trata

Redação - leisecamarica.com.br

O Canal de Ponta Negra amanheceu neste domingo, 24, com a água repleta de espuma após dois dias de ressaca com ondas de até 3 metros de altura. A imagem da água, chamou a atenção dos moradores e levantou uma discussão: É fenômeno natural ou poluição?


A equipe do LSM pesquisou sobre o assunto e trouxe as respostas para esse questionamento.


A presença de espumas no mar pode ser um processo natural ou causado por ações antrópicas. Em geral, quando ocorre este cenário, o mar está revolto ou no meio de uma ressaca forte. 


A agitação das ondas batendo sobre os rochedos ou mesmo quebrando nas praias promove a separação do material gorduroso diluído na água e mesmo presente nos organismos incrustados nos rochedos. 


Essa gordura natural proveniente dos animais e vegetais marinhos em geral não é nociva. A agitação do mar provocada pelas ondas faz a separação da gordura através da flotação e origina a espuma.


A espuma também pode ser fruto de uma explosão na reprodução (florações) de algas. Diversas condições oceanográficas e de clima podem estimular o crescimento das microalgas formadoras de florações nos mares. Este é um exemplo de uma ocorrência natural de espumas e ocorre com mais frequência no verão.


A presença de efluentes pode acelerar essa floração. Esgoto é o principal agente potencializador das espumas no litoral fluminense e trabalha como se fosse adubo. O despejo de esgoto, rico em matéria orgânica, também causa diminuição de oxigênio dissolvido no mar, provocando mortalidade de diversos organismos aeróbicos. 


A espuma é normalmente branca, porém, caso exista presença de esgoto na água, pode ter a coloração amarelada. Quando ocorre uma concentração anômala de algas, a espuma flotada pode assumir tons de verde, vermelha, marrom ou azul. No caso de algas tóxicas e em função da sua concentração, a espuma gerada pode ser fator de risco para saúde pública.


As algas que formam as espumas nas praias geralmente não são tóxicas, contudo a espuma originada pela grande concentração de esgoto e lixo apresenta um risco evidente. Sempre que observar muita espuma no mar é sinal de gordura natural ou de origem antrópica (esgoto e lixo). Se o odor estiver forte, cresce o risco à saúde pública. 


Sempre que possível evite o mar durante estes eventos. Isto não quer dizer que você vá pegar alguma doença se entrar no mar. Contudo, o banho e mesmo a utilização de alimentos provenientes destas águas não é recomendável. O risco de contaminação aumenta.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp