11/04/2024 às 18h52min - Atualizada em 11/04/2024 às 18h52min

Saquarema: Prefeitura realizará Dia D da campanha nacional da vacinação contra a gripe

Os postos de vacinação de Saquarema irão funcionar das 9h às 17 horas.

Redação
Foro: divulgação/PMS
LSM - A Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema irá realizar neste sábado, 13, o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe. 
 
Os postos de vacinação de Saquarema irão funcionar das 9h às 17 horas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é importante que todo público-alvo se vacine, mesmo quem já se vacinou em outra ocasião, pois o imunizante usado sofre alterações em sua composição ao longo dos anos, conforme o cenário epidemiológico. Sendo assim, o Programa Municipal de Imunização (PMI) busca desenvolver um trabalho em parceria com a Atenção Básica, Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde do Trabalhador e nesse esforço alcançar coberturas vacinais adequadas para a proteção da população em vulnerabilidade.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo para campanha deste ano envolve crianças de 6 seis meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias); trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema penitenciário; e idosos com mais de 60 anos. 
 
 
É importante alertar à população que não serão vacinadas as pessoas fora destes grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
 
A vacina estará sendo aplicadas nas seguintes localidades: ESF Água Branca; ESF Bacaxá; ESF Barra Nova; ESF Barreira; ESF Bicuíba; ESF Bonsucesso; ESF Jaconé; ESF Saquarema; ESF Jardim Ipitangas; ESF Mombaça; ESF Palmital; ESF Rio D’Areia; ESF Rio Mole; ESF Rio Seco; ESF Sampaio Corrêa e ESF Vilatur. Já a UBS Engenho Grande funcionará em horário diferenciado, das 9h às 12h.
 
A VACINA
 
Neste ano, a vacina contra a gripe a ser aplicada durante a campanha de vacinação é a trivalente. Ela protege contra três cepas diferentes do vírus, responsáveis pela maioria dos casos atualmente: a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A vacina da gripe pode ser administrada junto de outras vacinas do calendário de imunização nacional, como a da Covid-19, sem necessidade de intervalo entre elas. 
 
A reação pela vacina da gripe é pouco comum e, quando ocorre, são sintomas leves e que desaparecem de forma rápida. É o caso de dor no local da aplicação, febre baixa, dor muscular e mal-estar. Normalmente, desaparecem após 48 horas da aplicação.
 
Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, é recomendado adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp