13/04/2024 às 09h35min - Atualizada em 13/04/2024 às 09h34min

Prefeitura de Maricá demole construções irregulares em área ambiental de Itaipuaçu

Redação - leisecamarica.com.br



A Prefeitura de Maricá demoliu quatro imóveis irregulares nesta sexta-feira, 12, na região do Toboal, no distrito de Itaipuaçu. 


A operação acontece através do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), e foi realizada em uma área ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca, que vinha despertando o interesse de empresas que pretendiam utilizar os espaços para construções imobiliárias.


Os imóveis demolidos já estavam desocupados e as famílias estão entre as contempladas com novas casas entregues recentemente pelo programa ‘Habitar’.


Localizado entre o Barroco e o loteamento Morada das Águias, em Itaipuaçu, o Taboal tem cerca de 700 mil metros quadrados onde predomina a vegetação chamada de ‘taboa’ (por isso o nome), que absorve de forma natural os alagamentos causados por fortes chuvas. O taboal é uma área que atua na recarga do lençol freático, permitindo a infiltração da água no solo e o aterramento impede a capacidade de absorção e aumenta o risco de enchentes.


O Inea fez um parecer técnico em 2014, em que classifica a região como uma área de preservação. Há um ano uma portaria (n° 001/2023) proíbe a emissão de alvarás para construções de imóveis na localidade. O órgão suspendeu, à época, todas as autorizações para atividades ambientais e construtivas nessa região, diante das consequências negativas que elas podem causar. O objetivo é transformar a área em uma unidade de conservação.


Especialistas afirmam que, se houver construções ali como querem esses grupos, toda a região do Barroco passaria a ter risco de enchentes numa chuva mais extrema, o que está se tornando cada vez mais comum com as recentes mudanças climáticas.


Ao perceber irregularidades, o morador deve entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo pelos telefones: 3731-9777 e 97259-9213. Também pode ser utilizado o número do Disque Denúncia: 2253-1177.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp