09/05/2024 às 22h16min - Atualizada em 09/05/2024 às 22h15min

Prefeitura de Maricá demole sete construções irregulares no distrito de Itaipuaçu

Redação - leisecamarica.com.br


A Prefeitura de Maricá demoliu mais sete construções irregulares nesta quinta-feira, 09, na Rua Tenente Couteiro, localizada na região conhecida como Taboal, no distrito de Itaipuaçu. 


A ação, que acontece por meio do  Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), já é a quarta na região, que faz parte da zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Os imóveis demolidos já estavam desocupados e as famílias estão entre as contempladas com novas casas entregues recentemente pelo programa ‘Habitar’.


Participaram da ação integrantes das secretarias de Urbanismo, da Cidade Sustentável, de Habitação e Assentamentos Humanos, de Iluminação Pública, e de Trânsito e Engenharia Viária, juntamente com operários da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e agentes do Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Municipal e policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS).


Localizado entre o Barroco e o loteamento Morada das Águias, em Itaipuaçu, o Taboal tem cerca de 700 mil metros quadrados onde predomina a vegetação chamada de ‘taboa’ (por isso o nome), que absorve de forma natural os alagamentos causados por fortes chuvas. O taboal é uma área que atua na recarga do lençol freático, permitindo a infiltração da água no solo e o aterramento impede a capacidade de absorção e aumenta o risco de enchentes.


O Inea fez um parecer técnico em 2014, em que classifica a região como uma área de preservação. Há um ano, uma portaria (n° 001/2023) proíbe a emissão de alvarás para construções de imóveis na localidade. O órgão suspendeu, à época, todas as autorizações para atividades ambientais e construtivas nessa região, diante das consequências negativas que elas podem causar. O objetivo é transformar a área em uma unidade de conservação.


Os moradores podem colaborar com a fiscalização do Gated, registrando denúncias sobre construções irregulares na Secretaria de Urbanismo, pelos telefones: 3731-9777 e 97259-9213. Também pode ser utilizado o número do Disque Denúncia: 2253-1177.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp