23/08/2024 às 23h28min - Atualizada em 23/08/2024 às 23h28min

Bombeiros de Maricá enfrentam dificuldades devido a viatura quebrada; Estado precisa agir

Redação
Foto: Denes Pereira/LSM
LSM- Os bombeiros do Destacamento Maricá estão enfrentando graves dificuldades para realizar seu trabalho devido às más condições da viatura destinada ao município. 
 
Segundo informações apuradas pelo LSM, a situação se agravou na manhã desta sexta-feira, 23, quando os profissionais precisaram utilizar uma viatura de combate à incêndio nova - emprestada de outra localidade - pois o veículo que normalmente opera na cidade estava na oficina para reparos.
 
Pela manhã, a viatura Auto Bomba e Salvamento (ABS) original de Maricá retornou à base após os reparos. No entanto, ao ser acionada para atender um incêndio, o veículo voltou a apresentar problemas mecânicos, quebrando no meio do caminho. 
 
Esta situação crítica obrigou os bombeiros a esperar o retorno da viatura emprestada, que havia atuado na manhã, para conseguir suprir a necessidade emergencial.
 
A falta de uma viatura adequada em Maricá é um problema recorrente. A atual viatura apresenta várias deficiências: vazamentos de água, falta de força no motor e uma capacidade de armazenamento de água significativamente inferior às viaturas mais novas. Essas falhas comprometem a eficácia das operações de combate a incêndios e colocam em risco a segurança dos moradores da cidade.
 
Durante uma cobertura ao vivo de um incêndio no Centro de Maricá, a equipe do LSM testemunhou a atuação precária dos bombeiros, que precisaram de reforço de uma viatura de Itaipu para controlar as chamas. A situação chegou ao ponto de populares terem que apagar o fogo com baldes de água, devido à insuficiência de recursos.
 
Indignada com a situação, uma moradora relatou à equipe do LSM que esgotou a água de sua cisterna e teve que usar a água da piscina para evitar que o incêndio se alastrasse até sua residência. "Até quando Maricá vai ficar assim?", questionou a internauta.
 
A população de Maricá, que cresce a uma taxa de mais de 10% ao ano e que deve ultrapassar os 200 mil habitantes até o final deste ano, merece mais atenção do Estado. 
 
A ineficiência na manutenção dos equipamentos essenciais para a segurança pública não só prejudica os bombeiros, que têm desempenhado suas funções com extrema dedicação, mas também coloca em risco toda a comunidade. É urgente que o Estado forneça uma viatura nova e adequada para Maricá, a fim de garantir a proteção e o bem-estar de seus moradores.
 
Vale ressaltar que, segundo informações, os bombeiros de Maricá estão sendo investigados por supostamente passarem informações internas após a matéria que revelou a cobrança de um adolescente por uma nova viatura para a cidade. 
 
Após a publicação, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros, questionou a equipe de Maricá sobre a resolução do problema. No entanto, é importante destacar que a responsabilidade não recai sobre os bombeiros de Maricá ou de outras bases, mas sim, sob o comando do CBMERJ

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp