Um incêndio em vegetação consumiu uma grande área da Área de Proteção Ambiental (APA) da Restinga de Maricá na tarde desta segunda-feira, 9.
O fogo teve início por volta das 15 horas, quando moradores de Itaipuaçu avistaram uma densa fumaça vindo da região e rapidamente perceberam as chamas se alastrando pela mata nativa.
A combinação de altas temperaturas e o período de estiagem contribuíram para o avanço das chamas.
Bombeiros do Destacamento de Maricá foi acionado e deslocado para a área, realizando o combate ao fogo.
*Outros casos de queimadas em Maricá*
A cidade de Maricá tem registrado um aumento significativo de queimadas, muitas vezes provocadas por ações humanas, tanto acidentais quanto intencionais.
Em diversos casos, o fogo começa após a vegetação seca entrar em contato com uma guimba de cigarro ou cacos de vidro, que sob o calor intenso, acabam iniciando incêndios.
Há também casos em que moradores ateiam fogo em montes de mato seco ou lixo, e, sem controle, o fogo se espalha, resultando em queimadas de maior proporção.
Essa prática, além de ser perigosa, é considerada crime ambiental, passível de multa e até prisão, dependendo da gravidade do incêndio.
As queimadas em vegetações, além de destruírem a fauna e a flora locais, trazem graves impactos à saúde pública, especialmente para crianças e idosos que estão suscetíveis a terem problemas respiratórios.