22/09/2024 às 13h16min - Atualizada em 22/09/2024 às 13h15min

Você sabia? Praça Central de Maricá já teve baile com a presença da Princesa Isabel

Redação - leisecamarica.com.br

A Praça Orlando de Barros Pimentel, no coração do Centro de Maricá, é um local de grande importância histórica e cultural para a cidade. 


Com projeto assinado pelo engenheiro Júlio Frederico Koeler, o espaço já foi palco de eventos memoráveis, como o famoso baile de 1868 que recebeu a Princesa Isabel e o Conde D’Eu.


Até a década de 1940, a praça era um ponto de encontro da sociedade local, que frequentava suas festas e eventos. 


Após Maricá ser elevada à categoria de cidade em 1889, o edifício neoclássico na praça abrigou os três poderes municipais: Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, o local também sediava a cadeia pública, a delegacia e até mesmo uma agência do Banco do Brasil.


Com o tempo, os órgãos municipais foram transferidos, restando apenas a Câmara Municipal, que funcionou no local até o ano 2000. Em maio de 2001, o prédio foi transformado na Casa da Cultura, que passou por reformas a partir de abril de 2016.


O edifício, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), é um exemplo da arquitetura neoclássica do século XIX. Com suas celas no térreo e planta retangular, segue o estilo tradicional das Casas de Câmara e Cadeia da época, destacando-se pela sua simetria e frontão imponente.


Patrimônio histórico e cultural, a Praça Orlando de Barros Pimentel mantém viva a memória e o legado de Maricá.


QUEM FOI ORLANDO DE BARROS PIMENTEL


Dr. Orlando de Barros Pimentel foi médico sanitarista e ex-prefeito de Maricá, por quase 17 anos.


Sua administração, conhecida como a "Revolução Urbana", promoveu profundas mudanças na infraestrutura e no bem-estar dos moradores. 


Entre suas realizações estão obras de embelezamento urbano, a construção de um grande reservatório de água, que solucionou problemas de abastecimento, e a criação de uma rede de esgoto que modernizou o saneamento básico. Pimentel também organizou a coleta de lixo com a "carroça do lixo", um marco na gestão de resíduos da cidade.


Um de seus maiores legados foi o Hospital Público de Maricá, atualmente chamado Hospital Conde Modesto Leal, uma referência de saúde pública até hoje. Sua formação como médico sanitarista refletiu no compromisso com a saúde da população.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp