16/09/2012 às 15h38min - Atualizada em 16/09/2012 às 15h38min

Pinguim é encontrado na praia de Itaipuaçu

Pinguim foi resgatado por banhistas e encaminhado
para o Destacamento de Maricá
Da Redação | Romário Barros – Banhistas resgataram no começo da tarde deste sábado (16), na Praia de Itaipuaçu, um pinguim da espécie "Pinguim-de-Magalhães", natural da América do Sul e característico de águas temperadas.

A espécie habita as zonas costeiras da Argentina, Chile e Ilhas Malvinas, migrando por vezes até ao Brasil. Esses habitantes típicos de terras geladas são jovens e foram trazidos pelas correntes marítimas frias provenientes da Patagônia, na região sul da Argentina, ao buscarem alimentos

O animal foi encontrado por banhistas. Uma equipe do Destacamento do Corpo de Bombeiros de Maricá foi até local, onde realizaram uma pré-avaliação do estado de saúde do pinguim. O pinguim que tem aproximadamente 50 centímetros de comprimento foi encaminhado para o Quartel de Maricá e posteriormente será recolhida para um zoológico.

O Corpo de Bombeiros orienta os moradores a não retirar os animais do mar, porque há risco de contágio tanto para os pinguins quanto para o homem. Outro erro comum é resgatar o animal e colocá-lo em água gelada, acreditando que isso os deixará mais confortável. A orientação, nesses casos, é aquecê-los com um pano seco, porque em geral eles estão estressados e sofrendo por hipotermia. Nos casos em que o animal estiver debilitado e sem condições de nadar, a população deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência 193.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp