21/03/2014 às 12h15min - Atualizada em 21/03/2014 às 12h15min

Grupo Escoteiro do Ar Ninho das Águias (GEANA) comemora 3 anos em Maricá

REPORTAGEM :: ALINNE NOBRE - Foi realizada no último sábado (15), no Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, a festa em comemoração aos três anos de existência do Grupo Escoteiro do Ar Ninho das Águias (GEANA), de Maricá. O evento contou com a participação de Grupos Escoteiros do Rio de Janeiro, como o 18º GE Aurélio Azevedo Marques e 88º GE Atol das Rocas, de familiares dos escoteiros e do vereador Marcello Vianna, que também é escoteiro. Na ocasião, foram realizadas diversas atividades com as crianças e jovens que integram o 66º GEANA: confecção de pipas e aviõezinhos.

Fundado em 26/02/2011, o Grupo Escoteiro do Ar Ninho das Águias, GEANA, é a Unidade Local que pratica escotismo no município de Maricá, em conformidade com os preceitos da União dos Escoteiros segundo expedição de Certificado de funcionamento.

Atualmente, cerca de 60 jovens com idade entre 11 e 18 anos, e 10 chefes adultos, moradores da cidade de Maricá integram o 66º GEANA, que além de cultuar o gosto pelas coisas e tradições aeronáuticas e suas ciências correlatas, também prepara o jovem para a vida, com o objetivo de torná-lo um cidadão melhor, com uma consciência de seus direitos, deveres e valores.

Segundo Marcelo Mendes, diretor presidente do 66º GEANA, “o trabalho desenvolvido pelo Escoteiro Ninho das Águias, tem por objetivo facilitar e instruir o jovem sobre o seu lugar e papel na sociedade, cultivando o dever cívico e o comprometimento com sua comunidade, ajudando-o a compreender e atuar nas causas sociais, ora em situações de desenvolvimento comunitário, ora em ajuda comunitária”.

Mendes, como é conhecido pelos escoteiros, cita como exemplo de atividades desenvolvidas pelo GEANA: doações de roupas; alimentos; fraldas geriátricas e infantis; produtos de limpeza e higiene pessoal. Ações estas que já são feitas junto às Instituições humanitárias como o Asilo Solar da Melhor Idade, no Caxito; a Pestalozzi, em Araçatiba; e algumas Creches da cidade, acrescentou Marcelo.

Sobre o Movimento Escoteiro

O Movimento Escoteiro é feito de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário. É um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral e com a educação permanente dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

O propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades. Os princípios constituem um marco referencial de valores essenciais e atraentes. A adesão a esses valores contribui fortemente para que os jovens tenham uma razão de viver consistente, para buscar a felicidade e motivar outros nessa mesma direção.

Podem participar do Movimento Escoteiro, crianças a partir dos 6 anos de idade, os chamados Lobinhos, e jovens acima dos 21 anos, os Chefes Escoteiros voluntários. As reuniões acontecem aos sábados das 15h às 17h30min.

unnamed4

unnamed4


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp