02/04/2014 às 18h07min - Atualizada em 02/04/2014 às 18h07min

Faixas de pedestres nas cores vermelha e branca causam polêmica em Maricá

[caption id="attachment_33386" align="alignleft" width="300"]
Faixas de pedestres foram pintadas de vermelho. (Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)

Faixas de pedestres foram pintadas de vermelho. (Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)

Faixas de pedestres foram pintadas de vermelho. (Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)[/caption]

LEI SECA MARICÁ- A Prefeitura de Maricá mudou a cor de fundo das faixas de pedestres da região Central do município. As faixas de pedestres, tradicionalmente pintadas de branco sobre a cor preta do pavimento, receberam uma pintura vermelha no fundo, o que segundo especialistas, ajuda a melhorar a visualização pelos condutores de veículos e dar mais segurança aos pedestres durante a travessia.

Muita gente vem interpretando a nova pintura como sendo uma provocação política, uma vez que o atual prefeito pertence ao Partido dos Trabalhadores (PT).  Ao contrario do que vem ocorrendo, a Prefeitura de Maricá assegura que a cor nada tem a ver com partido A ou partido B.

Segundo informações, a ideia surgiu após pesquisas feitas em várias capitais brasileiras, onde as faixas nas cores vermelha e branca existem há mais de dois anos. Segundo um agente de trânsito, “basta fazer uma pesquisa no Google para ver o grande número de capitais e grandes cidades pelo Brasil afora que estão aderindo ao novo modelo de faixa de pedestres”. O agente disse ainda que “Maricá é uma cidade turística e nada melhor do que inovar, a exemplo do que ocorre em todo país”.

Segundo agentes de trânsito, as faixas de pedestres com fundo na cor vermelha chamam mais a atenção e têm um apelo de alerta bem maior do que na cor preta, a exemplo da placa de PARE, que desperta no motorista o instinto de ficar mais atento ao que está à frente. "O objetivo é destacar a faixa de pedestre, para que possa ser mais respeitada”, disse um agente de trânsito.

No Brasil, cidades como Diadema, em São Paulo, e Belo Horizonte, em Minas gerais, já utilizam a cor vermelha de fundo em suas faixas de pedestres com resultados positivos para a segurança viária, principalmente para os pedestres, a parte mais vulnerável nas relações do trânsito.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp