10/05/2014 às 00h25min - Atualizada em 10/05/2014 às 00h25min

Polícia Ambiental faz campanha contra soltura de balões

O Comando de Polícia Ambiental (CPAm) lançou nesta sexta-feira (09) uma campanha de repressão à soltura de balões para o Dia das Mães. "Estatisticamente esta é uma data típica para esta atividade, mas o CPAm vem desde o feriado de São Jorge dedicando-se à ações de conscientização junto à comunidade na tentativa de diminuir estes dados." Disse o Major Eduardo, Chefe da Divisão Operacional do CPAm. 

No ano de 2013 foram apreendidos 15 balões e 13 pessoas foram presas. A expectativa para este ano é de que estes números regridam como resultado das atividades de educação ambiental", ressaltou o Major Eduardo, Chefe da Divisão Operacional do CPAm e responsável pela operação do próximo dia 11 de maio. Os moldes desta ação serão os mesmos adotados nos feriados de São Jorge e do Dia do Trabalhador. Ações aéreas, terrestres e marítimas ocorrerão simultaneamente em busca dos responsáveis pela soltura de balões.

Além de todo este aparato, o CPAm conta com o apoio da população para que denuncie caso tenham conhecimento de grupos de baloeiros, fabricantes ou ainda grupos de resgate. Para isto, o Disque-Denúncia tem sido um grande parceiro. Seus telefones são: (21) 2253-1177 ou 0300 253-1177. Uma grande novidade é o whatsapp do "Portal dos Procurados", cujo número é (21) 96802-1650.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (L. 9.605/98), quem fabrica, vende, transporta ou solta balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano, está sujeito a uma pena de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp