22/08/2012 às 14h17min - Atualizada em 22/08/2012 às 14h17min

Multivacinação: 1261 crianças são imunizadas no primeiro dia em Maricá

A campanha, destinada a crianças com até 5 anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) continua até sexta-feira (24) em 23 postos em toda a cidade

Um balanço da Secretaria Municipal de Saúde mostra que 40,8% das 3.091 crianças atendidas durante o primeiro dia da Campanha Nacional de Multivacinação, no último sábado (18), não estavam com as cadernetas em dia. Elas receberam as doses necessárias e agora estão protegidas contra doenças como poliomielite, hepatite B, rotavírus, entre outras.

Os números iniciais ficaram dentro das previsões da secretaria, mas o índice de crianças com vacinação atrasada é uma prova da importância dos pais acompanharem o calendário de vacinação dos seus filhos e aderiem às campanhas organizadas pelo Ministério da Saúde.

A campanha, destinada a crianças com até 5 anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) continua até sexta-feira (24) em 23 postos em toda a cidade. Os pais ou responsáveis devem procurar algum ponto de imunização, entre postos de saúde e unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 17h.

Estão disponíveis as vacinas do calendário básico de imunização, como as de hepatite B, rotavírus, tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus Influenzae b – HIB) e tríplice viral. No calendário deste ano também foram incluídas duas novas vacinas: a VIP - injetável contra poliomielite - e a Pentavalente, que reúne em uma só dose a proteção contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B).

A subsecretária de Atenção Básica, Larissa Morgado, explica a importância da apresentação do cartão de vacinação da criança. “Só com o cartão podemos saber se a criança está com todas as vacinas atualizadas e aplicar as doses necessárias”, destacou.

Caso os pais ou responsáveis pelas crianças tenham perdido a caderneta de vacinação de seus filhos, a recomendação é que eles compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar a ficha de registro nos arquivos da unidade sobre quais vacinas já foram ou não aplicadas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp