13/08/2014 às 16h39min - Atualizada em 13/08/2014 às 16h39min

Após reclamações, Secretaria de transportes e trânsito modifica trânsito no Centro de Maricá

Retorno da Praça Conselheiro Macedo Soares foi reaberto nesta quarta-feira.

Após inúmeras reclamações dos motoristas maricaenses, a Secretaria de Transportes e Trânsito modificou nesta quarta-feira, 13, o trânsito no Centro. Depois de inúmeras reclamações, o órgão municipal começou a realizar mudanças no esquema de trânsito.

A principal modificação foi a reabertura do retorno da Praça Conselheiro Macedo Soares (sede da Secretaria Municipal de Turismo) em direção a Rua Ribeiro de Almeida – a via estava bloqueada desde junho com a implantação do sistema binário, mas a mudança acabou gerando mais retenções. Essa semana, a administração municipal iniciou uma pesquisa de opinião com os moradores e motoristas (nas ruas e nas redes sociais) para melhorar o trânsito na cidade.

O estacionamento da Rua Domício da Gama, próximo ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal também foi revisto. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes instalará placas com vagas a 45º, substituindo as de 90º (transversais à calçada), no lado esquerdo da via em frente à loja de rações. "As vagas de 45º ocupam menos espaço na rua e os motoristas tem melhor visão dos demais veículos durante as manobras", explica o secretário Leandro Costa. Do outro lado da via, onde hoje é proibido parar, e onde funciona uma clínica, embarques e desembarques passarão a ser permitidos. Em julho, a Prefeitura havia proibido o estacionamento no lado direito da Rua Domício da Gama para evitar congestionamentos naquele trecho.

A secretaria ainda fará a sinalização horizontal, com tachões, além das placas já instaladas, na Rua Clímaco Pereira que, desde julho, deixou de ser mão dupla entre as ruas Domício da Gama e Padre Arlindo Vieira. "Alguns condutores não estão respeitando as sinalizações e insistem em entrar à esquerda, na contramão, em vez de seguir o traçado correto", declarou o secretário. "Eles infringem as leis de trânsito e também podem causar acidentes", completou. Desde julho, quem trafega pela Rua Domício da Gama (via do hospital) segue, obrigatoriamente, até a Rua Padre Arlindo Vieira (rua do convento) e retorna na Rua Clímaco Pereira ou segue em direção ao bairro do Flamengo e Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).

A terceira intervenção acontecerá na Rua Alferes Gomes (via do futuro Centro de Cultura Henfil), na esquina com a Avenida Nossa Senhora do Amparo. Neste trecho, a secretaria pintará a pista (o chamado "zebrado") antes do ponto de táxi, para impedir que motoristas estacionem no cruzamento, evitando congestionamentos e acidentes.

O programa de mobilidade urbana, que inclui as mudanças no trânsito do Centro da cidade, continuarão passando por readequações a partir das informações que a pesquisa junto à população reunir.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp